Mais
×

Como perfurar acrílico sem rachá-lo

Atualizado em 17 abril, 2017

A perfuração do acrílico não requer nenhuma ferramenta especializada. Apenas é necessário paciência, pois você terá que fazer o trabalho lentamente para não quebrá-lo. Esse material, que tem sido usado desde a década de 1930, é um termoplástico resistente a estilhaços. Ele pode ser frágil quando estiver sob pressão e pode rachar, embora provavelmente não quebrará.

Instruções

Perfure o acrílico lentamente para evitar rachaduras (drill image by jovica antoski from Fotolia.com)
  1. Fixe o acrílico utilizando as braçadeiras em uma superfície dura e nivelada, como um pedaço de madeira ou placa de sucata de drywall.

  2. Coloque a fita adesiva sobre a área onde você deseja perfurar para evitar rachaduras. Marque o local onde o buraco deve ser na fita adesiva.

  3. Coloque uma broca adequada para vidro, cerâmica ou metal. Comece com um furo pequeno, para ser o guia. Depois, aumente a espessura da broca para o tamanho desejado de furo. Por exemplo, se você quiser fazer um furo de 2,5 cm, comece com uma broca de 3 mm e depois passe para uma de 2,5 cm.

  4. Pressione a broca na marca onde você deseja fazer o furo e comece a perfurar. Prossiga lentamente e não force demais. Quando a broca transpassar o acrílico, retire-a e sopre a poeira. Se o buraco precisar ser ampliado, coloque a próxima broca e pressione-a contra o buraco, perfurando até transpassar.

Dicas

  • Prossiga lentamente e não pressione a broca com força.

O que você precisa

  • Furadeira e broca
  • Fita adesiva
  • Tábua de madeira
  • Braçadeiras
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article