on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como perfurar a madeira com uma furadeira elétrica

Atualizado em 17 abril, 2017

Perfurar a madeira não é difícil se forem utilizadas as ferramentas corretas e a técnica apropriada. Alguns erros comuns são: usar brocas para perfurar metais e perfurar em altas velocidades com muita pessão. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a perfurar como um carpinteiro profissional.

Instruções

Perfurando a madeira de forma eficaz (David A. Claerr)

    Como perfurar madeira

  1. Compre um conjunto de brocas nos tamanhos que você irá precisar em uma loja grande de materiais de construção ou de ferramentas. Para furos de até 80 mm, procure as brocas de três pontas, como na imagem deste artigo. Note a pequena ponta central, na extremidade, diferente de uma broca padrão para metais, que possui uma ponta cega.

    Loading...
    Brocas de três pontas
  2. Compre brocas chatas, conforme mostra a figura, para furos de 80 mm até 3,8 cm. Elas são eficientes e relativamente baratas. Elas também podem ser afiadas utilizando uma lixa de metal.

    Brocas chatas
  3. Meça e marque os locais dos furos com cuidado. Meça a espessura da madeira que você irá perfurar. Marcando a haste da broca no mesmo comprimento da espessura da madeira, você pode determinar quando estiver perto de perfurar o outro lado. Marque a broca com um pedaço de fita preta.

    Marque a broca com um pedaço de fita preta
  4. Antes de ligar a furadeira, pressione a ponta afiada contra a madeira, com precisão, no centro da sua marcação e gire levemente para cravar a ponta e ajustar o alinhamento da broca.

    Pressione a ponta da broca no centro da marcação
  5. Ligue a furadeira e use uma velocidade baixa e pressão moderada. Uma abordagem firme e paciente funciona melhor com a madeira para evitar escorregar a broca e fazer furos lascados e desalinhados. Se a furadeira girar muito rápido, a broca pode aquecer demais, amolecer e tornar-se cega. Ela também pode chamuscar a madeira. Diminua a pressão sobre a furadeira voltando para trás levemente de vez em quando. Isso irá permitir que a serragem e as lascas de madeiras saiam pela haste da broca. Pressão contínua irá causar compactação da serragem e das lascas, travando ou deixando a broca fixa.

    Use uma velocidade baixa e pressão moderada
  6. Diminua a velocidade e a pressão da furadeira conforme você finaliza a perfuração através da madeira. Observe a marca que você fez com a fita e pare quando a ponta emergir do outro lado. Este passo e o próximo evitam que um pedaço ou uma lasca de madeira saiam da parte de trás da peça, ao redor do furo.

    Pare quando a ponta emergir do outro lado
  7. Vire o pedaço de madeira e posicione a ponta da broca cuidadosamente no pequeno buraco da parte de trás. Lentamente, perfure a espessura restante da peça. Agora você tem um furo reto e liso através da madeira.

    Vire a madeira e perfure no local do buraco
Loading...

Aviso

  • Utilize óculos de proteção para proteger seus olhos. Certifique-se de que a madeira esteja estável e ancorada ou presa com segurança.

O que você precisa

  • Furadeira elétrica
  • Brocas para madeira
  • Madeira

Referências

Loading ...
Loading ...