Perigos de diodos queimados

Escrito por ed wagner | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos de diodos queimados
Um diodo queimado em uma fonte de alimentação pode ser um perigo para o técnico de reparação (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Diodos executam uma função simples. Eles permitem a passagem de corrente em apenas uma direção, possibilitando projetos de circuitos que corrigem AC para DC, tensões de bloco DC e demodulam sinais de rádio AM e FM. Diodos falham em duas maneiras. Eles podem abrir, bloqueando todo o fluxo de corrente, ou eles podem sofrer curto-circuito, permitindo assim o fluxo de corrente em ambas as direções. Em alguns casos raros, podem desenvolver funcionamento intermitente.

Outras pessoas estão lendo

Riscos de choque

Diodos retificadores em curto em uma fonte de alimentação podem apresentar um risco de choque elétrico para um técnico. Ele permite a passagem da tensão completa da linha para o fornecimento de energia. Um técnico pode esperar encontrar de 50 a 60 volts de DC pulsante, mas encontra 115 volts de corrente alternada. Outros componentes são suscetíveis a falhar devido à tensão AC, com capacitores eletrolíticos falhando mais comumente. Casos de capacitores inchados e de carbonização podem ser evidentes. Técnicos de televisões antigas mantinham uma mão no bolso para minimizar a possibilidade de choque elétrico. Quando se trabalha com alta tensão, esse é um bom hábito a se cultivar.

Bloqueio de diodos

Alguns dispositivos eletrônicos usam diodos para bloquear voltagens DC. Por exemplo, uma entrada de sinal analógico para um computador de aeronave tem um diodo em linha com um amplificador operacional. A entrada do op-amp tem um resistor ligado a um resistor pull-up de 28 volts de alimentação e um capacitor entre o resistor e o terra. A entrada do op-amp é normalmente alta, mas quando uma baixa tensão aparece no diodo, ele conduz e puxa o op-amp para baixo. Se os diodos sofrem curtos, 28 volts saem na linha de entrada, causando estragos em todo o sistema.

Operação intermitente

Diodos de vidro fechados ocasionalmente falham de uma maneira que produz funcionamento intermitente. Isso pode tornar a unidade não confiável. A vibração ou stress térmico racham do vidro em torno do diodo, fazendo a ligação mecânica com o aparelho sujeita a contato intermitente. Uma inspeção visual cuidadosa sob a lupa muitas vezes revela uma rachadura no vidro, enquanto uma inspeção rápida a olho nu não é suficiente.

Displays de LED

Diodos emissores de luz (LEDs) são comumente usados ​​para indicar o status do computador. No painel de controle frontal de um avião, os LEDs podem ser a única indicação de funcionamento interno do computador. Um sinal verde de LED significa que está tudo bem, enquanto um vermelho pode significar uma falha. O problema é que os LEDs são montados diretamente no painel frontal, tornando-os suscetíveis a choques mecânicos e descarga eletrostática (ESD). Os técnicos de manutenção devem sempre tomar as devidas precauções para evitar danos ESD usando tiras de aterramento adequadas. Um LED vermelho apagado pode convencer o técnico de que a unidade está funcionando corretamente quando o oposto é verdadeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível