Pragas externas que podem deixar um cão doente

Pragas de ambientes externos vão além pulgas, mosquitos e abelhas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Se você tem um cachorro, você não tem nenhuma dúvida quando ele está doente. Não há nada mais frustrante do que ter um animal de estimação doente e não saber se o problema é grave ou não. Nos dias mais quentes, quando os cães passam mais tempo ao ar livre, você pode observar o seu cão ficar doente com mais frequência. É importante compreender as pragas que podem prejudicar o seu animal de estimação para que você saiba qual ação tomar.

Cobras

A maioria dos cães gostam de perseguir qualquer coisa que se move, e cobras podem ser particularmente perigosas. Os cães podem adoecer e até morrer devido a picadas de cobra. É difícil saber o quão perigosa uma cobra pode ser, especialmente se você não conseguir dar uma boa olhada nela. Cuidado com sangramento, problemas respiratórios e de locomoção e até mesmo colapsos. Faça pressão sobre a ferida, o que pode ajudar a eliminar um pouco do veneno, e leve seu cão ao veterinário imediatamente.

Carrapato

Os carrapatos são um problema comum para os cães, pois muitos se alimentam do sangue dos cães e transmitem doenças. Procure por sinais de doença e envenenamento, incluindo mudanças na forma como o seu cão anda e late. Se o seu cão passa muito tempo fora de casa e você mora em uma área propensa a carrapatos, você deve verificar o seu cão diariamente para a praga. Você deve aprender a remover carrapatos e conversar com seu veterinário sobre o tratamento e a prevenção.

Sapo-boi

O sapo-boi é venenoso e pode ser prejudicial para os cães que gostam de caçar. Se o seu cão morde ou captura de um sapo-boi em sua boca, ele pode ficar muito doente. Preste atenção se o cão está babando, se tem batimento cardíaco rápido, gengivas azuis, cabeça trêmula e convulsões. Se seu cão apresentar algum desses sinais, leve-o ao veterinário. Nesse meio tempo, tente limpar todo o veneno de sua boca com um pano seco e evite que seu cão beba água, pois isso pode levar ainda mais o veneno para seu sistema.

Cigarra

Se você mora em uma área com uma possível invasão de cigarras, você pode ter que tomar mais cuidado com seu cão. Alguns cães gostam de comer os insetos voadores de verão e, geralmente, em grandes quantidades. Embora elas não sejam venenosas, elas podem deixar o seu cão muito doente. Diarreia e vômito são bastante comuns, por isso você deve manter seu cão longe delas.

eHow Brasil
×