Qual é o pH correto para as azaleias?

Escrito por jan day | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o pH correto para as azaleias?
Azaleias são plantas que necessitam de um cuidado especial com o PH do solo. (Azalea image by fabiomarc from Fotolia.com)

As azaleias precisam de um solo: com boa trenagem, com um pH ácido -entre de 4.5 e de 6.5- para crescer e produzir as flores. Só assim conseguirá ver a beleza que fez dessa flor um dos buquês mais populares da paisagem nos Estados Unidos orientais. O pH apropriado do solo, a água adequada e as aplicações ocasionais de um fertilizante ácido para campo ajudarão a manter os arbustos das azaleias saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Fundamentos

Azaleias são parte de um buquê familiar de arbustos de nascimento, elas exijem condições de crescimento muito específicas, que incluem o solo ácido com abundância de matéria orgânica. O pH ideal para as azaléia vai de 5.0 á 6.0, mas estas plantas toleram níveis como 4.5 e no máximo 6.5, de acordo com a sociedade de azaleias da América. Os solos alcalinos com leituras mais elevadas de pH obstruem os nutrientes impedindo que as azaleias absorvam os  minerais necessários para a sua saúde, conforme  The Garden Helper website.

Significado

A escala do pH mede o nível de acidez ou alcalinidade em uma escala de zero a sete para a acidez e sete a quatorze para a alcalinidade, de acordo com National Aeronautic and Space Administration Soil Science Education. O pH ácido mais baixo é sempre do suco de limão e do ácido de bateria, enquanto que leituras básicas do pH máximos são o da água do mar e do descolorante. Uma leitura de 7 é considerada ponto morto. O nível do pH em soluções do solo determina quais nutrientes as plantas absorvem. Algumas plantas exigem mais nitrogênio enquanto outras podem exigir níveis mais elevados de potássio ou de fósforo para permanecer saudáveis. Com um PH acima de 5.5 o solo libera nitrogênio, enquanto que os solos com níveis do pH entre de 6.0 e de 7.0 liberam mais fósforo.

Teste

Muitas lojas de jardinagem, viveiros e serviços de extensão agricultural oferecem teste de solo ou kits, de acordo com o The Garden Helper. Se os testes encontram o pH elevado no solo onde as azaleias estão plantadas, adicione matéria orgânica como o musgo de turfa, adubo, serragem ou palha pois esses ingredientes ajudam a diminuir o nível do pH. Adicione também agulhas deterioradas do pinho, folhas e areia grossa aos solos, pois eles também vão adicionar  acidez ao solo, afirma The Clean Air Gardening website.

Aviso

Adicionar cal no solo é recomendado para muitas plantas de jardim e de paisagem. Contudo, isso faz com que aumente o pH e pode matar as azaleias. A folhagem das árvores e galhos também aumentam o pH para níveis inaceitáveis para azaleias, afirma o Arboredo Nacional dos EUA.

Outros requerimentos

Além do solo ácido, as azaleias precisam de sombra parcial durante a parte mais quente do dia, o ideal é fazer irrigação e fertilização com uma ata taxa de ácido na planta, de acordo com o The Garden Helper website. As azaleias tem as raízes rasas e exigem umidade para ter um solo bem drenado. Em áreas com solos compactos de argila, areia ou elevado pH, plantar azaleias em camadas levantadas assegura a drenagem apropriada e facilita o ajuste do pH do solo. Se a precipitação totaliza menos de 2.5cm por semana, as azaleias regularmente molhada assegurarão o crescimento saudável da raiz, de acordo com a The Azalea Society of America. Esteja atento pois em geral as folhas inclinam-se quando uma planta precisa de água.

Tipos

Mais de 10.000 tipos diferentes de azaleias existem e com flores de diversas cores: branca, cor de rosa, amarelo, alaranjado, vermelho e roxo, de acordo com Azalea Society of America website.  A maioria é vendida para uso em jardinagem e perdem as folhas durante o inverno, mas algumas variedades verdes nativas do Japão crescem em climas temperados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível