Mais
×

Como fazer um pictograma

Atualizada February 21, 2017

Pictograma é a representação pictorial de um conceito, objeto ou processo que substitui o uso de palavras escritas. Como pictogramas são alicerçados em imagens, ocupam menos espaço em placas e podem ser compreendidos por pessoas que falam diferentes idiomas. Pictogramas são usados em tudo, de poesia ao comércio, e seu uso está se expandindo. Para criar um, siga estes passos.

Instruções

Faça um pictograma
  1. Identifique seu conceito ou objeto. O primeiro passo na criação de um pictograma é identificar que objeto ou conceito você está tentando representar. Além disso, deve avaliar o motivo pelo qual está tentando representá-lo e qual a sua audiência. Por exemplo, o pictograma de um cavalo pode significar "área de equitação" para turistas e "cuidado com cavalos cruzando a pista" para motoristas.

  2. Desenhe seu objeto ou conceito. Em alguns casos, desenhar seu objeto é tarefa simples. Em outros, como quando se busca representar instruções ou atividades proibidas, o trabalho é bem mais complexo. De qualquer maneira, deve estar ciente de que existem infinitas maneiras de representar um objeto. Portanto, esteja atento ao que for mais facilmente compreensível quando for começar o desenho.

  3. Reduza o desenho. Depois que tiver um desenho do que deseja representar, é necessário reduzi-lo ao essencial. Perceberá que a maioria dos pictogramas utiliza bonecos de palito e contornos para representar coisas. Isto se deve ao fato de que poucas pistas visuais reduzem as chances do público interpretar erroneamente o significado essencial da imagem. Portanto, volte ao seu desenho e retire traços, detalhes e características que não sejam essenciais para fins de comunicação.

  4. Teste seu pictograma. É necessário testar seu pictograma com uma audiência para ver se ele é eficaz em transmitir o significado pretendido. Se criou um pictograma com significado aberto, teste-o com um grupo para saber com o que associam a imagem. Se esse público perceber o pictograma de forma distinta da planejada deverá aceitar o novo significado ou retornar à fase de desenho e alterá-lo.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article