Pintando PVC exposto para fazê-lo parecer ferro fundido

Escrito por katherine reilly mitchell | Traduzido por daniel tamayo
Pintando PVC exposto para fazê-lo parecer ferro fundido
Pinte o PVC para ele parecer ferro fundido como parte de seu projeto para casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Geralmente, o cano de PVC não é uma parte atrativa da decoração da casa. Esse material versátil e funcional geralmente fica melhor escondido no porão e atrás das paredes. Porém, no caso de um porão finalizado ou projeto para melhorar a casa, algumas vezes você simplesmente não consegue esconder os canos de PVC. Dar um acabamento que imite o ferro fundido acrescentará um toque de classe e personalidade ao cano exposto.

Prepare o espaço para trabalho

Se estiver trabalhando com canos de PVC soltos e puder trabalhar em qualquer lugar, prepare um espaço longe de qualquer objeto de valor que você não queira sujar. Alguns materiais usados podem ser permanentes, então um quintal nos fundos, a garagem ou um estúdio são ideais.

Se o cano já estiver instalado, proteja a área ao redor com papeis, lonas e toalhas para evitar que a tinta e outro materiais sejam danificados.

Você pode usar roupas de proteção no corpo e na cabeça.

Prepare o cano de PVC

Antes de aplicar os materiais que imitam o ferro fundido no PVC, você deve preparar o cano. Para dar ao plástico um visual mais "natural", corte um pouco com um estilete, para fazer marcas e arranhões que aparecerão no acabamento.

Quando acabar, lixe o cano para que o acabamento tenha melhor aderência ao PVC. Depois, aplique uma camada de primer ao cano para que a tinta possa aderir melhor ao PVC.

Colocando textura no cano

Aplique uma fina camada de tinta a óleo preta para preparar o PVC. Se quiser fazer com o que o cano pareça velho e enferrujado, considere usar um tom de ferrugem também.

Antes que essa camada seque, esfregue um pouco de areia fina na tinta grudenta para dar uma textura rústica parecida com a do ferro fundido. Você pode olhar fotos de canos de ferro fundido para ter uma ideia do que está buscando. Se acrescentar áreas de ferrugem, faça com que elas pareçam mais gastas com mais grãos de areia. Deixe essa segunda camada secar completamente.

Pintando o cano

Quando o cano texturizado estiver seco, acrescente outra camada de tinta a óleo preta para cobrir o excesso de areia. Deixe essa camada secar completamente. Se você tiver espalhado a tinta e a areia de forma homogênea, o PVC agora deverá parecer com ferro fundido.

Se tiver acrescentado uma tinta de ferrugem por baixo, use uma lixa de papel para desgastar essa camada de tinta preta, deixando a ferrugem à mostra. Dependendo de como ficar seu projeto, você poderá colocar mais areia e tinta preta em algumas áreas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível