Como pintar um motor

Escrito por richard rowe | Traduzido por ludmila cavalcanti
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Como pintar um motor
Repinte o motor para valorizar seu carro (custom bike engine image by FotoWorx from Fotolia.com)

Você já teve a impressão de que um carro limpo roda melhor? Bem, isso não é totalmente um mito. Quando você tem um motor limpo, com toda a lama e a graxa removidas, o carro roda um pouco mais frio. Pintar um motor é um projeto divertido e realmente vai causar-lhe um sentimento de realização, especialmente quando comparar as fotos de antes e depois. Sem mencionar que também tornará o carro mais atrativo, se você tiver a intenção de vendê-lo.

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O que você precisa?

  • Desengraxante de motor
  • Escovas e raspadores para usar no desengorduramento
  • Óculos de segurança
  • Mangueira de água
  • Pincéis (1/4 e 1/2 polegadas)
  • Máscara de papel para pintores
  • Lixa (grãos 120, 220 e 320)
  • 1 a 2 latas de tinta spray para bloco de motor de alta temperatura com 1200 graus
  • Ferramentas para remover as peças de motor que serão restauradas
  • 1 a 2 latas de tinta spray de alta temperatura com 500 graus (opcional se você for pintar tampas de válvulas ou outras partes)
  • 1 a 2 latas de tinta de revestimento de para-choques (opcional se você for pintar as paredes do motor e os para-lamas)
  • Removedor de laca ou tinta
  • Toalhas limpas e panos
  • Plástico para cobrir as partes elétricas do motor

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Instruções

  1. 1

    Desligue o terminal positivo da bateria por razões de segurança. Com os óculos de segurança, desengordure o motor completamente. Cubra os fios elétricos e a área do distribuidor com plástico; você estará usando uma mangueira de água, então é necessário manter essas áreas secas. Também será preciso limpar toda a gordura e todo o óleo para a tinta aderir bem. Esfregue e limpe o melhor que puder e use a mangueira para lavar a área completamente. Se você pretende pintar as paredes do motor e os para-lamas dentro do compartimento do motor, desengordure essas áreas também.

  2. 2

    Remova certas peças do carro antes de pintá-las. Você pode decidir pintar as tampas das válvulas, a caixa do filtro de ar e outras partes, como alternador, bomba de direção, placa do radiador, moldura do radiador, quadro do chassi e talvez a bandeja da bateria. Lembre-se de que você terá que colocar tudo de volta. De qualquer forma, você precisa ter o máximo de acesso ao bloco do motor.

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    Amarre os fios soltos. Coloque panos velhos ou toalhas sobre as áreas circundantes do bloco do motor. Use fita adesiva para cobrir todos os cantos do bloco. Amarre o feixe de fios sobre os fios soltos (mas não os fios das velas), pois isso melhora a aparência e protege os fios do calor e da umidade.

  4. 4

    Lixe e escove as manchas ásperas ou a pintura lascada do bloco do motor que o desengorduramento não tiver removido para deixar a superfície lisa. Limpe o motor com solvente de tinta ou laca para garantir uma superfície livre de óleo.

  5. 5

    Pulverize duas demãos de tinta spray de alta temperatura com 1200 graus sobre o bloco do motor, cobrindo a maior parte possível. Complete a pintura das áreas que você não viu ou não pôde alcançar com a lata de spray. Borrife um pouco com a lata de tinta diretamente sobre a capa para dar um bom suporte à pintura enquanto pinta. Essa tinta é espessa, então aplique uma terceira camada. Você vai ter que esperar até que as primeiras demãos estejam completamente secas. Pulverize a tinta por todo o bloco até onde puder alcançar, inclusive deitando embaixo, se for necessário. Pinte também a parte dianteira do bloco, o que se faz melhor com um pincel de 1/2 polegadas, já que pode ser difícil pulverizar a área. Os detalhes da pintura são importantes para dar uma aparência profissional.

  6. 6

    Desengordure e lixe as outras peças do motor que você quiser pintar, como as tampas das válvulas ou o alternador. Em seguida, limpe com o removedor. Sempre que acabar de lixar, passe a lixa grão 320. Pendure as peças com arame ou corda e aplique de duas a três demãos de tinta de 500 graus. Deixe secar completamente antes de reinstalar.

  7. 7

    Pinte o painel protetor contra fogo e as paredes internas das rodas para realmente obter uma aparência de acabamento. Proteja com fita e use toalhas ou panos para proteger as partes que você não quer pintar. Limpe e lixe as paredes com lixa 220 e termine com a 320. Limpe o pó e em seguida faça uma limpeza final com removedor e dê de duas a três demãos da tinta de revestimento de para-choque nas paredes. Essa tinta irá fixar muito bem, mas não é feita para ser usada no bloco ou em peças que vão ficar muito quentes. Ela resiste a arranhões e, se você precisar retocar a área mais tarde, não vai deixar linhas de pintura. Ela também tem um bom acabamento fosco, que serve para esconder imperfeições no metal ou, em alguns casos, as paredes de plástico.

  8. 8

    Instale todas as peças removidas, reveja a fiação, reconecte o cabo positivo da bateria, remova quaisquer ferramentas ou trapos do compartimento do motor e a poeira do seu trabalho de pintura. Você será o orgulhoso proprietário de um motor muito limpo e bem pintado.

Dicas & Advertências

  • A base de pintura não será necessária quando você for pintar o bloco, as tampas de válvulas ou outras peças que ficarão quentes; a base padrão não suporta calor e pode arruinar seu trabalho de pintura. As tintas de alta temperatura irão aderir bem às superfícies, mas lembre-se de que, se você estiver pintando uma superfície lisa, precisará raspar a superfície com uma lixa primeiro. Há óleos de limpeza e lubrificantes para a borracha que você pode usar a fim de limpar os cabos de velas para um toque final. Eles também podem ser usados ​​nas mangueiras do radiador e no aquecedor para dar-lhes uma nova vida. Tenha cuidado para não pintar cabos de vela ou a área onde os conectores se encaixam no bloco. Use o pincel em torno desses pontos. Espere tanto tempo quanto for possível -- oito horas ou mais é o ideal -- antes de ligar o motor após a pintura. Isso dá à pintura uma boa chance de secar.
  • Use sempre óculos de segurança quando desengordurar e lavar o motor com a mangueira, pois é muito fácil e provável que os detritos respinguem em você. Sempre trabalhe em um ambiente com circulação de ar e com uma máscara quando for usar tinta spray. Sempre desconecte o terminal positivo da bateria antes de trabalhar no motor, como medida de precaução.

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