Mais
×

Como pintar objetos de latão

Atualizada February 21, 2017

Pintar suas ferragens e acessórios pode dar um visual completamente novo à sua casa com um mínimo de investimento em materiais. Alguns acessórios podem ser facilmente pintados, enquanto outros podem ser mais desafiadores. A tinta pode apresentar dificuldade de aderência em superfícies metálicas em geral, e em latão polido, é praticamente impossível aderir tinta. O resultado é um trabalho que começa a descascar e lascar com o tempo. Existem passos que podem ser tomados para que isto seja evitado, de forma que você possa pintar seus objetos de latão da maneira certa.

Instruções

Ferragens prontas para serem pintadas (kelly cree, Flickr.com Creative Commons License)
  1. Remova as ferragens de onde quer que estejam fixadas. Use um conjunto de chaves de fenda para remover as peças de armários, portas, janelas e qualquer outra coisa que possua acessórios de latão que você deseje pintar.

    Remova as ferragens de onde quer que estejam fixadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Lave a superfície das peças de latão para remover sujeiras e manchas. Use palha de aço para esfregar cada peça. Não se preocupe com riscos na superfície, uma vez que riscos ajudarão a tinta a se fixar. Enxague e seque cada item após a lavagem e separe as peças para a pintura.

    Lave e seque as peças (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Prepare a área onde fará a pintura. Escolha um local onde haja bastante espaço para trabalhar, que seja bem ventilado e onde os vapores das tintas não estragarão algo importante. Cubra a área de trabalho com jornal. Prenda o jornal com fita adesiva para que ele não saia do lugar e ligue um ventilador para promover um fluxo constante de ventilação na área de trabalho.

    Escolha um local para a pintura (John Howard/Lifesize/Getty Images)
  4. Espalhe uma camada de sistema adesivo autocondicionante sobre as peças de latão. Coloque as ferragens sobre o jornal e aplique uma camada uniforme do produto sobre as peças. Agite a lata completamente e segure o bico a uma distância de 10 a 15 cm das peças. Mova a lata para os lados com um movimento suave e fluido à medida que aplica o spray. Use apenas o sistema adesivo auto-condicionante, que irá provocar riscos microscópicos que permitirão que a tinta fique aderida ao latão polido. Deixe o produto secar.

    Mova a lata de um lado para o outro com movimentos suaves (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  5. Pinte as ferragens. Agite bem a lata e segure-a a uma distância de 10 a 15 cm das peças à medida que move a lata para frente e para trás. Você pode ter que aplicar uma segunda camada após a primeira ter secado. Quando estiver preparando as peças para a pintura e pintando-as, você pode ter que lidar com um dos lados primeiramente, deixá-lo secar, e então virar a peça para trabalhar do outro lado.

    Você pode ter que aplicar uma segunda camada após a primeira ter secado (Henry Gan/Photodisc/Getty Images)
  6. Aplique uma camada de verniz para proteger a pintura contra riscos. Use a mesma técnica de pintura para aplicar uma camada de verniz à peça pintada e já seca. Isto dará à peça um brilho que a fará parecer nova e também protegerá a tinta. Uma ou duas camadas de verniz serão suficientes para o latão.

    Aplique uma camada de verniz para proteger a pintura contra riscos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Dicas

  • Mesmo com ventilação adequada, sua área de trabalho ainda irá conter uma nuvem de vapores de tinta que são impróprios para ser inalados. Use uma máscara facial para filtrar o ar que entra por seu nariz e boca.

Coisas Necessárias

  • Conjunto de chaves de fenda
  • Palha de aço
  • Sistema adesivo autocondicionante
  • Tinta em spray
  • Verniz
  • Jornal
  • Máscara facial
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article