Mais
×

Como pintar plástico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Olhe ao redor e você encontrará plástico em canetas esfereográficas, vasilhas de comida, recipientes, lancheiras e até nas sandálias de verão. Com durabilidade imbatível e preço baixo, o plástico proporciona às pessoas diversos ítens que enriquecem suas vidas. A pintura em plástico, entrentanto, apresenta um problema peculiar porque sua superfície geralmente é lisa e com pouca aderência à tinta. Mas seguindo alguns truques, você pode pintar pequenos detalhes em ítens de plástico ou mesmo pintar um objeto inteiro com bons resultados.

Instruções

Algumas pinceladas podem dar vida ao seu artigo de plástico (paint brushes image by Horticulture from Fotolia.com)

    Seção 1

  1. Prepare o objeto. Esse é o passo mais importante na pintura em plástico porque irá determinar a aderência da tinta ao item. Há algumas formas de fazer isso, e o método que você deverá escolher depende do tipo de pintura.

  2. Limpe o objeto com detergente comum e água morna. Qualquer resíduo de gordura irá diminuir a aderência da tinta. Se o item for pequeno coloque-o numa pia cheia de água com sabão, se for grande lave-o com uma escova suave e um balde de água com sabão. Esfregue bem, retire toda a água com sabão e seque-o completamente.

  3. Retire o brilho da superfície do objeto. A superfície brilhante é a mais difícil de fixar a tinta. Se você for pintar um objeto inteiro, como uma cadeira de plástico, use uma lixa fina, esfregando suavemente toda a superfície até retirar o brilho. Tenha cuidado para não esfregar muito forte e arranhar a superfície. Lixe-o completamente, mesmo uma pequena parte da superfície com brilho pode repelir a tinta.

  4. Para detalhes em pequenas áreas, remova o brilho apenas da parte que você quer pintar. Essa técnica é útil se você for desenhar ou pintar detalhes artísticos. A ideia é remover o brilho na região que será aplicado a tinta e deixar o brilho na superfície que não será pintada.

  5. Com um pincel faça um leve esboço do seu desenho do local desejado do objeto. Apenas um contorno é necessário. Por exemplo, se você for desenhar uma flor em uma lancheira de plástico faça o esboço da flor, caule e folhas diretamente na lancheira.

  6. Pegue um pincel pequeno e mergulhe-o no lixador líquido. Suavemente pinte o interior do seu desenho esboçado. Não precisa ficar perfeito, apenas espalhe o líquido no interior do seu esboço. Deixe o líquido permanecer sobre a superfície por alguns minutos antes de enxugá-la com uma flanela macia limpa. Seque-a rápida e completamente para evitar manchas nas superfícies próximas.

  7. Pinte seu desenho sobre o esboço original com a tinta para artesanato.

  8. Em objetos grandes aplique o primer próprio para plástico. Mesmo após remover o brilho, a nova pintura precisa de ajuda para aderir. O primer cola no plástico proporcionando uma superfície porosa para a nova pintura.

  9. Adicione o agente aditivo flex à sua tinta se o objeto é flexível. Muitos cometem o erro de pensar que uma cadeira de plástico de jardim, por ser dura, não deve ser flexível. Para testar a flexibilidade, segure qualquer parte do objeto e veja se você consegue dobrar ou curvá-la, mesmo que um pouco. Se conseguir, você deve adicionar o agente flex à sua tinta. Siga as indicações do fabricante quando combinar os dois.

  10. Utilize um rolo, pincel ou spray e pinte o objeto, sempre atento às demãos de tinta. Para um bom acabamento, geralmente é melhor aplicar várias demãos finas, em vez de apenas uma mais espessa.

Aviso

  • Tenha precauções de segurança quando usar tintas à base de óleo. Use-as em áreas arejadas. Se estiver pintando um objeto grande com spray, use uma máscara respiratória.

O que você precisa

  • Objeto de plástico a ser pintado
  • Detergente
  • Lixa fina de papel
  • Lixador líquido
  • Lápis
  • Flanela macia
  • Pincel de cerdas naturais
  • Primer de aderência para plástico
  • Aditivo flex para plástico (se o objeto for flexível)
  • Tinta
  • Pincel, rolo ou pistola de pintura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article