Mais
×

Como pintar uma sala de estar anexada à cozinha

Uma casa com uma sala de estar ligada à cozinha é um projeto comum. Embora essa construção facilite o acesso entre os cômodos, também faz com que ambos percam um pouco de sua individualidade. Sua escolha de tinta ajudará a estabelecer a identidade de cada cômodo. No entanto, apesar de escolher cores diferentes, você deve criar um laço visual entre eles, para evitar um efeito visual discordante.

Instruções

Casas com uma cozinha anexa à sala de estar são projetos residenciais comuns (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha um esquema de cores para os dois cômodos. Escolha cores que se complementem visualmente de alguma maneira. A escolha de vermelho e amarelo cria uma atmosfera ousada, enquanto azuis e verdes oferecem um ambiente mais aberto e tranquilo. Você usará as mesmas cores em ambos os cômodos, mas de maneiras diferentes. Além disso, selecione uma cor neutra para usar também nos dois cômodos.

  2. Selecione um tipo de pintura. Se quiser esconder alguma falha nas paredes escolha uma tinta sem brilho. Por outro lado, tintas semibrilhantes ou brilhantes são mais fáceis de limpar.

  3. Decida qual cor será a principal em cada cômodo. Por exemplo, se escolher uma combinação de cores de azul e dourado, selecione o azul como cor principal para a sala de estar e o dourado para a cozinha. A outra cor torna-se a cor de destaque. Neste caso, você vai acentuar a sala de estar com o dourado e a cozinha com o azul.

  4. Escolha uma parede focal em cada cômodo e pinte-a com a cor principal. Escolha paredes opostas se quiser um contraste visual.

  5. Pinte os elementos, tais como armários de cozinha ou um canto de parede na sala de estar com as principais cores do cômodo.

  6. Cubra com a mesma cor neutra as paredes restantes em ambos os cômodos.

  7. Adicione pintura nas áreas de acabamento, tais como os rebordos de janela e molduras de portas. Não use a cor principal do cômodo para isso -- mas, sim, a cor principal do cômodo da frente, que funcionará como a cor de destaque. Por exemplo, se a cor principal na cozinha é o vermelho, escolha amarelo para acentuar o acabamento, neste caso, o amarelo é a cor principal na sala de estar.

Dicas

  • Use as mesmas diretrizes para selecionar a mobília e os acessórios que você usou para escolher as cores de tinta. Escolha móveis para cada ambiente com base na cor principal do cômodo. Se a cor principal da sala é azul, por exemplo, escolha a mobília azul. Em seguida, escolha peças de destaque como almofadas ou tapetes que tenham a cor principal do outro cômodo. Isso permite um olhar mais transparente entre as duas salas, assim como as combinações de pintura fazem.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article