Como fazer uma placa de circuito impresso dupla face

Escrito por michael paulson | Traduzido por max jahnke
Como fazer uma placa de circuito impresso dupla face
Placas de circuito impresso oferecem uma base confiável para a colocação de circuitos e são facilmente graváveis utilizando equipamentos encontrados em qualquer casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As placas de circuito impresso são a tecnologia mais comum para componentes de montagem. Elas compõem o núcleo de quase todos os itens eletrônicos. Uma PCI de dupla face é uma lamina de cobre em ambos os lados de uma folha de plástico. Embora a gravação de circuitos em uma placa exija métodos complexos que resultam em custos altos para o projetista amador, existem técnicas acessíveis para transferir o seu projeto de circuito para uma PCI de dupla face. Os protoboards são placas reutilizáveis e sem solda, usados ​​para criar circuitos rapidamente para fins de teste.

Instruções

  1. 1

    Construa um protótipo de seu projeto em uma protoboard. Os protótipos são modelos de circuitos criados em placas temporárias, de modo que podem ser facilmente modificados.

  2. 2

    Confira o protótipo para garantir que ele funciona conforme planejado e, em seguida, transforme o protótipo em um projeto de circuito em seu computador, usando alguma ferramenta de design de PCI. Faça isso através da criação de um novo projeto com o software, inserindo as dimensões para que elas batam com o tamanho da sua PCI, quando solicitado.

  3. 3

    Preencha o projeto, colocando e trilhas e suportes. Os suportes são representações dos componentes a serem montados na placa, enquanto as trilhas representam as conexões entre os componentes.

  4. 4

    Coloque papel fotográfico brilhante em sua impressora, defina o contraste de impressão para o valor mais alto possível e imprima ambos os projetos no lado brilhante do papel. Apare os projetos para deixá-los com o tamanho da PCI.

  5. 5

    Prenda os filmes com fita na parte de trás e da frente da PCI com a superfície impressa brilhante ficando em contacto com o cobre.

  6. 6

    Preaqueça o ferro até à sua temperatura máxima, cubra a PCI com um pano e aplique calor uniformemente por cerca de cinco minutos em cada um dos lados, aplicando uma elevada quantidade de pressão. Isto transferirá o circuito de tinta impressa diretamente para a PCI. Retire cuidadosamente o papel, deixando-o de molho em água por 10 minutos, se ele grudar.

  7. 7

    Misture uma solução do seu corrosivo em um recipiente de plástico raso, seguindo as instruções no rótulo do frasco.

  8. 8

    Coloque a PCI dentro do recipiente e agite-o de modo que a solução fique sempre em movimento. Isto removerá o excesso de cobre que não estiver coberto com a tinta da impressão. Este é um processo lento, e o período de tempo necessário depende da quantidade de cobre que deve ser gravado na PCI e a concentração da solução corrosiva.

  9. 9

    Lave a PCI com água e esfregue o toner com uma lã de aço, uma vez que o cobre desnecessário tenha sido corroído. Não passe a lã de aço com muita força; do contrário, destruirá as trilhas de cobre que estão por baixo.

  10. 10

    Faça os furos na placa com uma furadeira elétrica ou uma fresa e monte os componentes na placa.

Dicas & Advertências

  • Verifique constantemente seu protótipo enquanto desenha para produzir um leiaute preciso. Crie dois projetos, um para cada lado da PCI.
  • A solução de corrosão usada em projetos de PCI não é tóxica, mas manchará quaisquer materiais com os quais entrar em contato. Proteja sua roupa com um avental.

O que você precisa?

  • Protoboard
  • Papel fotográfico brilhante
  • Corrosivo para PCI
  • Fresa elétrica

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível