Mais
×

Como planejar uma sala ao redor de um piano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seja um piano de cauda ou vertical, esse instrumento chama a atenção em uma sala. Ele convida as pessoas a entrarem e se sentirem em casa - esteja ou não alguém tocando o piano. Móveis adequadamente dispostos contribuem para a acústica do piano e encorajam os convidados a ficarem na sala por longos períodos. Assim que o local do piano for determinado, o planejamento do restante da sala pode começar.

Instruções

Um piano normalmente deixa a sala mais atraente (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Posicione o piano em um local da sala que não seja muito afetado por alterações extremas de temperatura. O piano não deve ser exposto à luz direta do sol ou próximo a saídas de ar condicionado ou aquecedores. Se colocado próximo a uma janela, podem ser utilizadas cortinas para filtrar a luz, assim como para melhorar a acústica.

  2. Posicione os pianos de cauda de forma que o pianista e a parte aberta do piano fiquem de frente para a sala. Isso permitirá que o pianista e os convidados interajam, além de fazer com que o som preencha a sala.

  3. Pense em colocar o piano em uma área em que ele complemente os detalhes da arquitetura, como em um nicho ou em uma janela de sacada.

  4. Amenize o visual e o clima da sala decorando-a com tapetes e assentos confortáveis. Os móveis confortáveis não são apenas acolhedores, mas fazem um equilíbrio com as linhas mais retas do piano, além de ajudarem a melhorar a acústica do ambiente. Deve haver móveis suficientes na sala para estimular as conversas, esteja ou não o piano sendo usado. No entanto, móveis demais atrapalham a circulação das pessoas e também abafam o som.

  5. Pense no clima que deseja que a sala tenha. Os móveis mais claros fazem contraste com os tradicionais pianos pretos ou marrons escuros. Eles também deixam a sala mais clara e aberta. Já os tons mais escuros podem dar um tom mais formal ao cômodo.

  6. Use a sala para mostrar seus interesses pessoais. Obras de arte, fotografia ou uma grande coleção de livros colocados próximos ao piano dão um clima mais pessoal, fazendo o local parecer menos com um salão de concertos e mais com uma casa.

Dicas

  • Os pisos de madeira também contribuem para a acústica do piano.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article