Plano de aula sobre a árvore genealógica

Escrito por lisa brei | Traduzido por débora sousa
Plano de aula sobre a árvore genealógica

Elabore diferentes atividades para as crianças aprenderem a árvore genealógica

Quando são feitas perguntas sobre história para os alunos, a maioria deles ficam sem resposta. Essa é uma matéria que é geralmente aprendida através de um livro, que estuda algo que aconteceu há muito tempo, e é muito afastada dos interesses dos alunos atualmente. Os professores podem dar vida à história através da criação de um plano de aula sobre a árvore genealógica que seja divertido, criativo e interativo.

Outras pessoas estão lendo

Começar em casa

Peça aos alunos para entrevistarem seus pais, avós, tias e tios e todos os outros membros da família que desejarem. Forneça a eles uma lista básica de perguntas para começarem e, então, dê liberdade para criarem as suas próprias perguntas sobre a descendência da sua família, a religião, as tradições favoritas, alimentação e a origem de alguma herança de família interessante. Crianças de ascendência italiana podem fazer perguntas relativas ao seu patrimônio cultural, se algum parente lutou na Segunda Guerra Mundial ou onde a deliciosa receita de lasanha da sua tia foi originada. As possibilidades são infinitas. Encoraje os alunos a gravarem as entrevistas em áudio. Eles podem ouvir as fitas e usar as informações para escrever uma redação sobre a história da família.

Viajar

Uma maneira divertida de incorporar geografia em uma aula sobre a árvore genealógica é permitir que os alunos mapeiem de onde vieram os seus ascendentes​​ e onde eles vivem atualmente. Forneça um mapa-múndi para que eles possam marcar os países de onde os seus antepassados migraram. Você também pode fazer com que eles escrevam sobre como seria fazer uma viagem para visitar um parente em outro país, incluindo alimentos que eles comem, que roupas usariam e atividades que fariam quando estivessem lá. Esta é uma ótima maneira de incorporar artes da linguagem, vocabulário e matemática (através do mapeamento de distâncias).

Famílias não tradicionais

Com uma variedade tão grande de famílias atualmente, é importante considerar os sentimentos de crianças que foram adotadas, têm famílias recompostas ou aquelas que vêm de famílias monoparentais, onde talvez não tenha muitas informações disponíveis. Oriente de forma clara a aula sobre árvores genealógicas sob a perspectiva de uma família tradicional, onde a mãe e o pai ramificam-se da avó e do avô. O site adoptivefamilies.com aconselha os professores a dar aos alunos flexibilidade para fazer suas árvores com folhas individuais, como uma colagem, ou como uma floresta genealógica. Se um aluno optar por não fazer uma árvore, deixe-o escrever uma redação sobre o histórico familiar em vez disso. Você também pode dar aos seus alunos a opção de fazerem uma árvore genealógica de uma pessoa famosa que eles escolherem. O segredo é oferecer opções para que todas as crianças se sintam representadas e respeitadas na tarefa. Lembre-se, o objetivo é ajudar as crianças a entenderem como a história pode ser incorporada no dia a dia, não para se tornarem genealogistas profissionais.

Produto acabado

Quando os alunos tiverem informações suficientes sobre os seus ascendentes, eles podem optar por concluir um gráfico de árvore genealógica. Use cartolina e forneça uma amostra que você fez sobre a sua própria família, ou uma cópia de um dos muitos sites online que oferecem exemplos. Peça-lhes para trazerem cópias de quaisquer fotografias dos familiares para colarem na árvore, dando vida ao projeto. Dê aos alunos marcadores coloridos e tintas, folhas de feltro ou quaisquer outros itens de artesanato que você acredita que trarão um clima artístico às árvores. Para os alunos que optarem por não completar uma árvore, deixe que eles usem os materiais para decorarem a redação que escreveram em seus cadernos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media