Mais
×

Como fazer um dicionário do estudante

Atualizado em 22 julho, 2017

Os alunos aprendem melhor através das próprias experiências. Quando crianças estão escrevendo, elas precisam saber como procurar por palavras no dicionário. Os dicionários padrão têm tantos vocábulos, que pode ser difícil para uma criança pequena usá-los apropriadamente. É melhor criar um dicionário para que cada aluno utilize-o individualmente. Se as explicações no dicionário forem criadas pelos próprios alunos, eles ficarão mais motivados em usá-los.

Instruções

Ajude os alunos a criarem os próprios dicionários (dictionary image by mangia from Fotolia.com)
  1. Cole uma etiqueta nos cadernos com os dizeres "Dicionário do estudante". Coloque os nomes dos alunos na frente dos cadernos.

    Cadernos de capa dura são ideais para fazer os dicionários (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  2. Numere cada página. Faça isso com antecedência ou peça aos alunos para ajudarem com essa tarefa. Numerar as páginas pode ser complexo para crianças pequenas. Peça aos pais ou responsáveis para ajudá-las com a numeração, caso precise.

    Pais também podem ajudar as crianças a numerar as páginas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  3. Escreva as letras do alfabeto na parte superior dos números pares. Não escreva em todas as páginas, pois algumas letras precisarão de duas páginas para os alunos fazerem os registros. Assim que os vocábulos forem introduzidas no mural de palavras, faça com que os alunos escrevam a palavra do mural na seção apropriada.

    Através do mural de palavras, os estudantes completarão o dicionário (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  4. Reúna-se com os alunos individualmente enquanto o restante da classe escreve composições. Repare se algumas palavras estão escritas de forma errada. Escreva a forma correta em uma ficha pautada. Deixe-a com o aluno e faça com que ele escreva a forma correta no dicionário dele. Peça também para que corrija a palavra errada em seu trabalho.

    Através do dicionário, as crianças ficarão motivadas para corrigir erros de escrita (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  5. Semanalmente, pergunte aos alunos qual palavra eles gostariam de saber como escrever. Faça uma lista na frente da sala. Instrua os estudantes a escolher quais palavras eles colocarão nos próprios dicionários.

    O dicionário individual é um incentivo para a expansão do vocabulário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. Monitore o uso dos dicionários. Se os alunos parecem estar usando-os de forma inconsistente, mostre a forma adequada de usá-los. Elogie-os quando estiverem utilizando sabiamente os dicionários. Se precisar auxiliar um estudante, desenhe figuras próximas às palavras que ele está tendo dificuldade para ler. É importante que cada dicionário seja desenvolvido de modo individual.

    Figuras ajudam a elucidar significados (Marc Debnam/Photodisc/Getty Images)

Dicas

  • Ajude os alunos a cultivarem o hábito de usar os próprios dicionários para referindo-se constantemente a eles.

O que você precisa

  • Caderno de capa dura
  • Fichas pautadas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article