O que uma planta precisa para crescer?

Escrito por kaye lynne booth | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que uma planta precisa para crescer?
Plantas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As plantas filtram nosso ar, nos fornecem alimentos e habitat para animais, tornando o nosso ambiente mais belo. Embora as necessidades das plantas variem entre as espécies, existem seis coisas básicas que todas as plantas precisam para crescer e prosperar; ar, água, nutrientes, luz, espaço e calor.

Outras pessoas estão lendo

Ar limpo

Durante a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono do ar, produzindo alimentos para seu próprio crescimento. O que sobra após a fotossíntese é o oxigênio devolvido ao ar que nós respiramos. Ar poluído bloqueia a luz solar, que é também necessária para seu crescimento, e pode também impedir que elas absorvam o dióxido de carbono necessário.

Luz solar

A luz solar é usada pelas plantas para converter dióxido de carbono e água em açúcares através da fotossíntese. Na ausência dela, as plantas não podem produzir o alimento necessário para prosperarem. Aquelas que não recebem luz solar suficiente terão hastes finas e altas direcionadas à luz e podem murchar se não obterem luz o suficiente. As plantas que recebem luz solar demais também não crescerão bem; estas poderão se descorar e se queimar. Uma planta que exige bastante luz solar precisa de, em média, oito a 12 horas de sol por dia, e uma que não exige tanta luz, precisa entre cinco a seis horas. As plantas que necessitam de sombra parcial devem receber luz solar indireta, ou filtrada, e luz solar direta por apenas algumas horas a cada dia.

Água

Como todas as coisas vivas, as plantas precisam de água para sobreviver. Ela é a condutora de nutrientes e alimentos que as plantas precisam. A quantidade de água necessária variará entre as diferentes espécies de plantas, pois algumas, como as violetas africanas, preferem umidade e outras, como cactos, prosperam em condições mais secas. Como regra geral, se o solo estiver seco ao toque, as plantas deverão ser regadas.

Nutrientes

Existem três nutrientes principais que as plantas recebem do solo: nitrogênio, fósforo e potássio. Além disso, existem nutrientes secundários e micronutrientes que também são obtidos do solo. A quantidade necessária de cada nutriente pode variar, e pouco ou muito de certos nutrientes pode prejudicar o crescimento, deixá-las fracas ou até mesmo levá-las a murchar. As plantas usam os nutrientes do solo, portanto ele deve ser abastecido com adubos ou fertilizantes, ou os nutrientes eventualmente acabarão.

Espaço

O tamanho do espaço disponível tem relação direta com o crescimento da planta. As plantas que têm maior área disponível para crescer, estenderão suas raízes e prosperarão. Aquelas que vivem em lugares apertados ou têm apenas uma pequena área para crescer, terão raízes estreitas e muito juntas, resultando em um crescimento atrofiado.

Calor

Em climas frios, somente algumas plantas sobrevivem, por isso há pouca vegetação. Algumas delas, como os gerânios, exigem que a temperatura seja de, no mínimo, 26 ºC, para prosperar e crescer. Outras plantas conseguem suportar temperaturas mais baixas, embora poucas sejam capazes de sobreviver em temperaturas abaixo de zero. A temperatura deve se assemelhar com aquela do habitat natural da planta, para proporcionar as melhores condições de crescimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível