Mais
×

Como plantar um cipreste a partir de uma pinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Com um pouco de know-how, qualquer um pode plantar um cipreste a partir de uma pinha. O fruto dessa planta carrega em suas fendas as pequenas sementes necessárias para germinar uma nova árvore. Apesar de elas germinarem e crescerem naturalmente em estado selvagem, colocar as árvores em uma área nova ou diferente daquela que a natureza planejara pode exigir um pouco mais de trabalho, pois nem todas as sementes germinam. Esse é o modo natural de prevenir a superpopulação de coníferas.

Instruções

As sementes dos ciprestes não são as pinhas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Colete pinhas e coloque-as em um local limpo e seco. Espere até que elas comecem a secar e a liberar as pequenas sementes. Recolha as sementes e coloque o restante das pinhas para compostagem ou leve de volta para o lugar de onde vieram.

  2. Coloque várias sementes em um pedaço úmido de turfa. Coloque a turfa em um recipiente plano e refrigere durante um a quatro meses. Isso iniciará o processo de germinação da semente.

  3. Cave um buraco de 7,5 cm para plantar a semente germinada. Despedace o a turfa e coloque-a dentro do buraco. Coloque várias sementes por cima. Cubra com a terra.

  4. Cubra o local plantado com agulhas de pinheiro e água. As agulhas de pinheiro em decomposição fornecerão os nutrientes necessários para a muda. A área deve ser úmida, mas não saturada.

Dicas

  • Deixe as sementes de pinhas mais velhas na geladeira por mais tempo que as das pinhas jovens. Elas podem precisar de mais tempo para absorver a umidade necessária para desencadear a germinação e o crescimento.

Aviso

  • Não colete turfa do quintal. A turfa natural pode conter insetos. Compre-a em um viveiro ou em uma loja de artigos para jardinagem.

O que você precisa

  • Pinhas
  • Geladeira
  • Turfa
  • Recipiente
  • Folhas adultas (agulhas)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article