Mais
×

Como plantar um jardim com flores perenes

Atualizada February 21, 2017

Jardineiros amadores tendem a ignorar o tipo mais fácil de jardim para se plantar, que é o jardim de flores perenes. Enquanto as plantas anuais exigem o mínimo de cuidado no final do ano, é errado pensar que replantar o jardim de flores a cada ano é mais fácil do que plantar um jardim mais duradouro. Uma vez que as flores fiquem bem enraizadas e adaptadas, o jardim fica mais fácil de ser cuidado e flores crescem mais bonitas. Leia mais para aprender como plantar um jardim com flores que durarão por anos.

Instruções

Plante um jardim com flores perenes

    Escolha um jardim de flores perenes

  1. Selecione dentre os diversos tipos de jardins perenes: um jardim com águas, um caminho no jardim, jardim formal, fronteira ou jardim temático.

  2. Escolha um jardim duradouro entre os outros tipos de jardim, pois esse tipo é fácil de cuidar e é um bom investimento ao longo dos anos.

  3. Escolha entre uma variedade de flores perenes em diferentes cores, altura e tempo de floração.

  4. Espere ver um jardim perene saudável a partir do segundo ano do plantio, que é quando o ambiente estará todo preenchido.

  5. Opte por lírios mais descontraídos para plantar em seu jardim, se você é um jardineiro iniciante, em vez do exigente clemátis. Antecipe a substituição da flor columbine, pois possui pouca duração, e escolhe a peony que pode durar por décadas.

    Projete um jardim de flores perenes

  1. Gaste muito tempo projetando o jardim de flores perenes. Comece plantando a frente, meio e fundo do jardim em seções. A parte dianteira deve ter flores de 30 a 45 cm de altura. O meio contém flores entre 60 e 90 metros de altura e a fileira de trás tem flores atingindo entre 90 cm e 1,50 metros.

  2. Verifique no jardim as condições de água, solo e iluminação. Escolha flores que cresçam no ambiente de jardinagem que você tem disponível.

  3. Faça uma camada do jardim com plantas que possuam bulbo, e plante-as fundo no solo (25 cm ou mais) e sementes de flores perenes acima dos bulbos. Escolha alternando momentos de floração e vários tipos de flores.

  4. Limite o jardim a uma predominância de duas ou três cores no máximo. Coloque flores vermelhas, laranjas e amarelas junto de rosáceas, púrpuras e azuis. Use a grande variedade de tons de verde também.

  5. Acrescente plantas perenes nativas ao projeto. Elas mostram-se adaptáveis para as condições do jardim e são bem acessíveis.

  6. Combine flores perenes com flores anuais, arbustos floridos como rosa cor de amêndoa, perfumadas ou da paz, sedum vistoso e outras plantas que cobrem o chão ou trepadeiras como madressilvas ou primaveras para uma colorida mistura de texturas e espécies.

    Plante um jardim perene

  1. Compre as plantas perenes em forma de sementes, plantas, brotos, bulbos ou estacas de raiz. Encomende-as a partir de catálogos de boa procedência, floriculturas ou estufas especializadas.

  2. Prepare o canteiro de acordo com as necessidades de cada planta.

  3. Faça o primeiro ano do seu jardim perene exuberante e cheio se fizer a plantação em grupos de três ou pequenos grupos de sete. Opte por plantar uma grande quantidade de uma mesma espécie, em vez de vários tipos de plantas sozinhas.

  4. Mantenha a combinação de cores junta quando for plantar. Preencha os espaços com plantas verdes como hosta, grama ou samambaias.

  5. Mantenha o jardim através de irrigação e remoção de flores murchas. Ao remover as flores que já morreram, a planta não vai gastar energia criando sementes e poderá florescer novamente. As plantas perenes produzem sementes no fim da estação.

Avisos

  • Selecione plantas que se adaptem ao seu clima. Mova para dentro de casa plantas que sejam sensíveis ao inverno, devolvendo-as para o jardim quando voltar a esquentar.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article