Como plantar mudas de couve-de-bruxelas em vasos

Escrito por jenny harrington | Traduzido por wanderley rodriguez
Como plantar mudas de couve-de-bruxelas em vasos
As cabeças pequenas das couves-de-bruxelas formam-se ao longo de um caule alongado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As couves-de-bruxelas não toleram a geada, mas crescem melhor em regiões de clima frio. Uma temperatura mais quente e seca faz com que as couves tenham um sabor amargo, por isso geralmente são cultivadas no outono. Plantar couve-de-bruxelas em vasos permitirá cultivá-las mesmo que sua horta esteja cheia de legumes de verão. Transplante mudas com quatro semanas em vasos, de maneira que esses legumes cresçam rapidamente no começo da temporada de crescimento, no outono.

Instruções

  1. 1

    Misture uma colher de sopa de um fertilizante 14-14-14 ou outro balanceado com 12 L de terra de envasamento bem drenada. Irrigue o solo até ficar uniformemente umedecido, mas não encharcado ou lamacento.

  2. 2

    Prepare um vaso com 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade no final de janeiro ou começo de fevereiro, aproximadamente, 100 dias antes da primeira geada. Encha o vaso com terra de envasamento umedecida até 5 cm da borda do recipiente de plantio.

  3. 3

    Plante uma muda de couve-de-bruxelas dentro do vaso. Coloque-a na mesma profundidade que o do recipiente original.

  4. 4

    Coloque o vaso em um lugar exposto a sol pleno e próximo de uma fonte de água para facilitar sua irrigação.

  5. 5

    Irrigue as mudas a cada um ou dois dias ou quando sentir os primeiros 2,5 cm de terra secos ao toque. A terra no interior de um vaso seca mais rapidamente que a usada em um canteiro. As couves ficarão mais amargas ou produzirão menos se o solo secar por completo.

  6. 6

    Fertilize as mudas de couve-de-bruxelas a cada duas semanas, usando um fertilizante solúvel e comece sua aplicação seis semanas após terem sido plantadas dentro do vaso. Utilize um fertilizante rico em nitrogênio próprio para legumes, usando metade da proporção recomendada no rótulo da embalagem.

  7. 7

    Colha os brotos do legume assim que atingirem 2,5 cm de diâmetro. Continue colhendo-os até todos terem maturado.

Dicas & Advertências

  • Os brotos da couve-de-bruxelas próximos do topo do caule amadurecem primeiro, enquanto os que estão perto da base maturam mais tarde.
  • Remova as últimas seis a oito folhas do caule para desviar a energia da planta para os rebentos amadurecidos.

O que você precisa?

  • Vasos
  • Terra de envasamento
  • Fertilizante de liberação lenta
  • Fertilizante solúvel

Lista completaMinimizar