Mais
×

Como plantar uma orquídea em musgo de esfagno

Atualizado em 13 junho, 2017

O musgo de esfagno é um substrato popular para ser usado ao plantar orquídeas. Ele possui um sistema delicado de tubos capilares que o tornam um bom absorvente. As longas e fibrosas hastes frondosas dele crescem tão próximas no ambiente natural dele que elas podem formar um "tapete de turfeira" que suportará o peso de animais caminhando nele. Ele é bastante estéril, possui um baixo pH, e absorve água igual a uma esponja. Essas características o fazem adequado para o cultivo da orquídea. Quando as raízes da flor estão em contato com o musgo de esfagno, as raízes têm acesso fácil à toda água do substrato.

Instruções

  1. Coloque o musgo de esfagno seco em um balde com água e deixe-o encharcar até que tenha se expandido consideravelmente. Torça o excesso de água do musgo. Agora ele está pronto para o envasamento.

  2. Segure a orquídea pela haste enquanto se entrelaça frouxamente o musgo envolvendo as raízes da planta. Use musgo suficiente para que a planta permaneça em pé e caiba confortavelmente no vaso de flor, mas não embale ou comprima as fibras do substrato. Este deve estar esponjoso e aerado para que o ar possa chegar às raízes da orquídea. Tente manter as fibras na vertical conforme forem trabalhadas.

  3. Trabalhe as raízes da orquídea e a massa do musgo no vaso. Use uma haste de bambu ou os seus dedos para empurrá-las no vaso.

  4. Evite que o musgo fique completamente seco durante as regas. Caso ele fique seco, será necessário molhá-lo de novo com regas a cada cinco minutos durante aproximadamente uma hora ou encharcá-lo em um balde por esse tempo.

  5. Reenvase as orquídeas crescendo no musgo de esfagno a cada 12 meses.

Dicas

  • O musgo de esfagno colhe os sais mineiras, que, em certo ponto, começarão a se concentrar no nível da raiz. Isso pode fazer até mesmo uma orquídea saudável perder as raízes dela em um mês. Caso regue muito a planta sempre, isso é um problema menor. As regas com água filtrada ou da chuva reduzirão grandemente esse problema potencial.

O que você precisa

  • Musgo de esfagno
  • Balde
  • Vaso de flor
  • Haste de bambu
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article