Como plantar um pequeno jardim

Escrito por denise schoonhoven | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como plantar um pequeno jardim
Planeje o espaço do seu pequeno jardim com cuidado para uma produção abundante (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Quando seu quintal é pequeno, o planejamento com antecedência é essencial para se conseguir a maior produção — e mais diversão — do seu jardim. Flores, vegetais e ervas podem prosperar, mas é necessário ser seletivo nas variedades que você escolher para aproveitar melhor uma área pequena. Um pequeno espaço para o jardim aumenta a sua criatividade, então faça um rascunho dos planos cedo, deixando tempo para incorporar as exigências práticas de uma jardinagem com sucesso antes que a época de plantio chegue.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha primeiro as plantas grandes que você vai querer plantar. Coloque árvores frutíferas pequenas, pés de maçã, arbustos de framboesa, amoras silvestres e as uvas, que crescem em treliças, próximas à lateral da casa, onde receberão muita luz solar, proteção contra o clima rigoroso e não farão sombra sobre o resto do jardim.

  2. 2

    Deixe o espaço na lateral do jardim para arbustos menores e permanentes, como os de mirtilo, com suas frutas e flores ou outros arbustos de flores com sua beleza sazonal. Também é possível delinear um ou mais lados do perímetro do jardim com sempre-vivas ou arbustos de azevinho para criar uma cerca-viva.

  3. 3

    Trace a orientação do seu jardim para que as plantas mais altas, como milho e vagens, não bloqueiem o sol das plantas menores que precisam de muita luz solar para crescer. Entretanto, aproveite a sombra das plantas altas planejando uma carreira adjacente de alface e espinafre que se beneficiam das sombras frescas em dias quentes.

  4. 4

    Marque uma área na beirada do jardim onde as vinhas das abóboras, melões e pepinos possam se espalhar sem interferir no resto da plantação. Plante variedades selecionadas com frutas menores verticalmente em uma treliça para poupar espaço no chão. Escolha os tipos de abobrinhas que nascem em arbustos em vez das que nascem em vinhas para produzir os vegetais em uma área compacta.

  5. 5

    Agende os plantios sucessivos como parte do seu planejamento do jardim. Ao invés de uma carreira grande de cenoura, como é possível plantar em uma horta maior, por exemplo, plante uma quantidade menor no começo da primavera e outra mais tarde, no verão, para amadurarem antes que o clima frio do inverno se estabeleça.

  6. 6

    Organize várias carreiras em seu jardim para a interplantação. Essa técnica permite que você plante uma carreira de alface, acelga chinesa, ervilhas e outros vegetais que são colhidos no começo da estação perto de pimentões, repolho, tomate e outras plantas que levam muito mais tempo para amadurecerem. Como você colhe e remove as primeiras plantas, o espaço fica disponível para as maiores conforme elas crescem.

  7. 7

    Incorpore flores comestíveis em seu planejamento, especialmente se sentir a necessidade de produzir alimentos, mas caso você queira a beleza das flores coloridas. Use o espaço embaixo de árvores frutíferas a fim de plantar amor-perfeito para usar como salada e acompanhamento de sobremesas. Coloque um ou dois nastúrcios multicoloridos e calêndulas laranjadas no final das carreiras de vegetais e coloque borragem próximo de uma treliça, onde as flores da planta, de um azul vivo, se destacarão contra as outras folhagens.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível