Mais
×

Como plantar sementes de orquídeas

Atualizado em 20 julho, 2017

As orquídeas são plantas particularmente desafiadoras para crescer a partir de sementes. Mesmo os produtores especialistas às vezes cultivam orquídeas com problemas. O plantio das sementes de orquídeas é o passo mais importante para o cultivo das plantas. O processo é muitas vezes incompreendido, porque as sementes não podem simplesmente ser plantadas em um vaso com terra. As sementes necessitam de uma certa quantidade de fungo para crescer. Isso faz com que o processo de plantio seja difícil e fora do tradicional.

Instruções

O crescimento de orquídeas através de sementes é um processo desafiador (Orchids image by Patricia Molina from Fotolia.com)

    Brotação das sementes

  1. Deixe as sementes de orquídeas flutuarem num frasco cheio de água destilada.

  2. Despeje no frasco algumas gramas de solução de peróxido de hidrogênio a 3%.

  3. Esterilize o frasco. Este deve ser esterilizado para garantir que bactérias e vírus não afetem o crescimento de fungos. Misture a solução, girando o frasco em movimentos circulares.

  4. Jogue fora a solução de peróxido de hidrogênio do frasco.

  5. Encha o frasco pela metade com agar para orquídea. Ele fornecerá nutrientes para que as sementes de orquídeas cresçam adequadamente.

  6. Disperse as sementes de orquídeas por toda a superfície do agar. Aperte e segure o bulbo do conta-gotas antes de inseri-lo na água destilada que contém as sementes. Segure o conta-gotas sobre as sementes e desaperte o conta-gotas sobre o bulbo. As sementes devem fluir para dentro do corpo do conta-gotas. Segure o conta-gotas sobre o frasco que contém o agar e aperte o bulbo para liberar as sementes e a água.

  7. Tape o frasco com a rolha de frasco.

  8. Cuide para que as sementes fiquem cerca de 14 horas sob a luz solar todos os dias. Depois de cerca de 10 meses, as sementes estarão prontas para ser plantadas.

    Plantando as mudas

  1. Remova as plantas do agar. Uma vez que as raízes estejam com meio centímetro, retire-as cuidadosamente.

  2. Cubra o fundo de um vaso de plástico com os isopores em pedaços pequenos. Isso ajudará a absorver e drenar o excesso de umidade do pote.

  3. Encha o pote gradualmente com pedaços de casca para cercar as raízes das plantas. Algumas camadas destes pedaços de casca devem ser introduzidos antes de colocar as raízes no pote. Depois de colocar as raízes das orquídeas, continue a preencher gradualmente o pote com pedaços de casca.

  4. Troque as orquídeas de vaso a cada 12 ou 18 meses.

Dicas

  • Janelas de frente para o sul ou leste costumam fornecer a melhor luz solar para orquídeas

O que você precisa

  • Sementes de orquídeas
  • Água destilada
  • Agar para orquídeas
  • Dois frascos
  • Frasco com rolha
  • Solução de 3% de peróxido de hidrogênio
  • Conta-gotas
  • Pote de plástico pequeno
  • Isopor em pedaços pequenos
  • Pedaços de cascas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article