Conhecimento

Como as plantas conseguem alimento e água?

Escrito por jeannie knudson | Traduzido por fabrício basílio o. de souza

Outras pessoas estão lendo

Como as plantas conseguem alimento e água?

As folhas são uma parte importante para as plantas conseguirem água e alimento

folha image by fran_ from Fotolia.com

As plantas criam seu próprio alimento

As plantas são as únicas que produzem a maior parte de seu alimento através de um processo chamado fotossíntese. Elas fazem a fotossíntese acontecer utilizando dióxido de carbono, água e luz solar. Estes três ingredientes e uma substância natural nas plantas chamada clorofila criam um amido que fornece à planta o alimento que ela precisa para crescer.

O processo de fotossíntese

As plantas absorvem o dióxido de carbono do ar em volta delas. Este é o subproduto do ar que as pessoas e animais criam quando expiram. As plantas absorvem o dióxido de carbono através de suas folhas para iniciar o processo de criação do alimento. Elas absorvem água e seus nutrientes através de suas raízes. Estes nutrientes e a água em si sobem através do caule para toda a planta alcançando as folhas, onde a fotossíntese irá ocorrer. A clorofila é uma substância naturalmente encontrada nas folhas das plantas. É esta substância que faz a planta ser verde. A clorofila é muito importante para que as plantas possam obter alimento através da luz solar captada em suas folhas.

Alimento para as plantas, ar para as pessoas

As plantas necessitam de uma fonte de luz para começar o processo de fotossíntese. A energia do sol combinada com a clorofila nas folhas das plantas inicia o processo. A água extraída das raízes e o dióxido de carbono absorvido do ar fazem a maior parte dos alimentos que as plantas usam para crescer. Este processo não produz somente alimentos importantes para a planta, ele também libera oxigênio no ar como um subproduto que é vital para outros seres vivos incluindo as pessoas.

Alimento extra para as plantas

Os agricultores e os jardineiros costumam usar compostos, fertilizantes e produtos químicos para ajudar as plantas a crescerem melhor. Estes ingredientes aumentam a quantidade de nutrientes do solo das plantas. Eles incluem nitrogênio, fósforo, potássio e muitos outros dependendo do tipo de planta que eles cultivam. Estes nutrientes no solo são absorvidos através das raízes das plantas depois de serem dissolvidos em água.

Como as plantas absorvem água

As plantas absorvem água de várias maneiras. Suas raízes extraem a umidade do solo para as várias partes da planta conforme o necessário. Quando tem toda a água que precisa, ela excreta o excesso através das folhas. Esta água então evapora. Este processo, chamado transpiração, garante que um ciclo contínuo de água percorra toda a planta.

Como as plantas bebem água por osmose

Embora as plantas obtenham a maior parte de sua água através das raízes, algumas plantas obtêm água do orvalho ou neblina coletada em suas folhas. Este processo, chamado osmose, retira água através das folhas, distribuindo-a para as áreas secas da planta.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media