×
Loading ...

Plantas que gostam do sol da tarde

Atualizado em 17 abril, 2017

O sol da tarde é mais quente que o da manhã e, no verão, é muito forte. À medida que o sol se põe, o lado leste recebe mais calor. O sol da tarde é um desafio para as plantas que vivem em vasos. Essas plantas precisam de regas frequentes por não estarem no solo. Plantas envasadas que amam o sol pleno toleram bem a seca.

As horas que antecedem o pôr do sol são as mais quentes do dia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Flores e gramas ornamentais que toleram o sol

As buganvílias e as petúnias prosperam bem quando expostas ao sol da tarde, embora precisem ser irrigadas frequentemente. A Leymus arenarius é uma gramínea ornamental muito invasiva que gosta de sol pleno e propaga-se melhor em vaso. Essa grama floresce por todo o verão. Pode-a no outono para permitir o nascimento de folhagem nova. De acordo com o Serviço de Extensão da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América, essa grama é um substituto do capim-dos-pampas e pode servir como tela de privacidade. Essa grama com plumas se desenvolve bem em locais ensolarados e com solo drenado. As hastes da grama não toleram ventos intensos e suas flores aparecem no outono.

Loading...
Flores da buganvília nascem sob o sol da tarde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Legumes e ervas picantes

As hortas feitas em recipientes parecem estar crescendo entre pequenos agricultores de varanda. Aproveite as áreas expostas ao sol quente para cultivar legumes e ervas que amem o sol da tarde. Abobrinha amarela, tomate, alecrim e manjericão são alguns dos itens comestíveis que adoram o sol e prosperam em condições de seca. Os legumes e ervas envasados ainda necessitam de umidade adequada para produzir frutos. Regue-os bem à noite para usufruir deles no dia seguinte, economizando nas compras.

A abobrinha cresce bem em vasos expostos ao sol pleno (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Arbustos que gostam do sol da tarde

A murta-de-crepe é uma planta que gosta de sol pleno e pode ser um arbusto envasado ou uma árvore pequena dentro de um vaso. Ao podá-la, tenha cuidado para não remover o topo, pois isso danificará a planta. Evite borrifar água sobre as folhas para impedir o aparecimento de oídio. Utilize uma mangueira em vez de uma irrigação suspensa. A murta-de-crepe floresce durante a maior parte do verão. A sálvia é um arbusto tolerante à seca com folhas cinzas e flores com coloração similar à da lavanda.

Plantas suculentas

A agave americana sobrevive em vasos sob o sol forte de locais quentes. Os gerânios são uma planta florida, da família das suculentas, que também gosta do sol da tarde. Existem muitas variedades de gerânios com cores e folhagem diferentes. O aloe vera é conhecido por ser uma planta medicinal, ótima para a pele. Geralmente, é usado para tratar queimaduras, o que parece irônico, afinal, ele se propaga no sol escaldante da tarde.

O aloe vera é utilizado em muitas fórmulas medicinais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...