on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar pneus usados para fazer cochos para gado

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você criar gado, ninguém precisa lhe dizer o quanto de água que bebem diariamente, como é caro construir uma lagoa ou comprar aqueles cochos pré-fabricados enormes para proporcionar isso para eles. Se você preferir colocar seu dinheiro em outras coisas, considere a construção de cochos a partir de pneus usados. Os pneus são praticamente indestrutíveis, e, o melhor de tudo, é possível obtê-los gratuitamente e economizar espaço em um aterro sanitário, ao mesmo tempo. Pneus de um caminhão de lixo de 150 toneladas têm 2,5 m de diâmetro e armazenam cerca de 1700 litros, de acordo com Lilybrook Hereford.

Instruções

Grandes pneus de caminhão como estes fazem os melhores cochos. (104 image by Sébastien Delaunay from Fotolia.com)
  1. Prepare um bloco de cascalho compactado ou concreto um pouco maior que o diâmetro do pneu que será utilizado, junto à fonte de água para o seu cocho.

    Loading...
  2. Use uma serra ou uma faca pesada e muito afiada para remover a parede lateral de um dos lados do pneu.

  3. Posicione o pneu com o corte voltado para cima no bloco preparado e centralize-o.

  4. Encharque o suporte cuidadosamente com água antes de misturar o concreto, de modo que ele não absorva toda a água do concreto quando despejado e seque a mistura prematuramente.

  5. Misture o concreto de acordo com as instruções da embalagem.

  6. Despeje a mistura de betão no orifício central do pneu onde ele se localiza sobre o suporte e trabalhe cuidadosamente sob e em torno da abertura para que faça contato com ambas a almofada e a parte inferior do pneu em torno de sua lateral. Encha em torno da metade do aro dessa lateral.

  7. Coloque o pedaço de barragem de metal -- como reforço do concreto -- em cima do concreto recém-derramado e continue a encher a abertura, até ela ficar nivelada ou ligeiramente acima do talão.

  8. Permita que o concreto firme um pouco e, em seguida, preencha a parte inferior do pneu com água até que uma camada transborde cerca de 1,25 cm a 2,5 cm de profundidade por cima do concreto derramado. Isto irá impedi-lo de secar e possibilitará uma secagem mais dura.

  9. Mantenha o concreto molhado por três a cinco dias, no mínimo. Quanto mais tempo ele ficar assim, melhor e mais duro será quando secar. Espere pelo menos uma semana antes de usar o cocho para dar água ao gado.

  10. Encha o cocho com água e deixe-a transbordar até que o excesso de cimento seja levado para fora do cocho, ou bombeie a água, lave e reabasteça.

Loading...

Dicas

  • Em climas frios, evite o congelamento com uma cobertura de isolamento contendo furos para beber. Coloque uma caixa leve, feita de madeira compensada forrada com espuma sobre toda a calha, ou faça apenas uma estrutura aberta de tábuas e preencha o espaço intermediário com areia ou terra. Não se esqueça de isolar as tubulações de água e utilizar torneiras à prova de congelamento.
  • Para evitar que o gado ou outros animais pisem dentro e contaminem o cocho, instale um defletor triangular ou cubra a calha completamente, deixando o gado alcançá-lo somente através de poços de água potável.

O que você precisa

  • Fonte de água para o cocho, pré-instalada
  • Suporte de concreto ou cascalho compactado, pré-instalado
  • Pneu de trator ou caminhão, de 1,80 aos 4 m de diâmetro
  • Serra ou faca pesada e afiada
  • Pré-mistura para concreto, cerca de 45 cm ou o suficiente para encher o furo central
  • Barreira de metal, cortada no tamanho do centro do furo do pneu

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...