Pode-se fazer um estorno com o cartão de débito?

Escrito por louise balle | Traduzido por ninah coracini
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Pode-se fazer um estorno com o cartão de débito?
Antes de solicitar um estorno para seu cartão de débito, é aconselhável tentar negociar com o comerciante (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Quando você compra um produto ou serviço de um comerciante e depois muda de ideia sobre a compra, o próximo passo lógico é tentar devolver o item para o varejista. No entanto, em alguns casos, se o comerciante se recusar a fazer um reembolso, você pode considerar outras vias, como um estorno. Você geralmente ouvirá sobre um estorno associado a um cartão de crédito, mas isso também pode ser aplicado a um cartão de débito.

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Entenda o estorno

Um estorno é uma reversão de uma transação com cartão de crédito. Nessa situação, o banco que processou a transação envia o item de volta para o comerciante, retira o dinheiro de sua conta e faz o depósito de volta na conta do cliente a pedido deste. Esse é um grande inconveniente para o comerciante do cartão de crédito porque ele perde os lucros da venda e em alguns casos não consegue recuperar o item que vendeu. O provedor de serviços do comerciante também estabelece uma taxa para o estorno.

Estorno no cartão de débito

Um cartão de débito é diferente de um cartão de crédito, em que a fonte de fundos vem de uma conta bancária em vez de uma conta de crédito. No entanto, um comerciante pode enfrentar um estorno mesmo que o consumidor tenha usado um cartão de débito. Esse é um cartão que contém um logotipo de uma das maiores empresas de cartão de crédito, sendo elegível para o processamento como cartão de crédito e, portanto, para um estorno.

Contestação processual

Para processar um estorno de cartão de débito contra um comerciante, você deve apresentar uma contestação em seu banco. O banco fará perguntas básicas sobre a transação, incluindo a data, quantidade e o motivo da contestação. Você também deverá assinar um formulário para iniciar uma investigação. O banco enviará a solicitação de estorno para o banco que processou a acusação. Se aprovado, o estorno ocorrerá e você receberá a quantia de volta em sua conta.

Alerta

Uma solicitação de estorno em um cartão de débito contra um comerciante deve ser um último recurso e fundamentado com provas. Não abuse do recurso de contestação oferecido pelo banco. Se ele descobrir que um titular de conta está contestando as acusações para conseguir mercadorias sem pagar ou está abusando do sistema de processamento de cartão do banco, poderá decidir fechar a conta. O comerciante prejudicado pode também impedir o consumidor de conseguir o estorno colocando-o em uma lista de pessoas que cometem o que é chamado de "fraude amigável". A fraude amigável é intencionalmente solicitar estornos indevidos.

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