Pontas dos polegares dormentes

Escrito por louise balle | Traduzido por juscelino dorneles aleixo filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pontas dos polegares dormentes
Enviar mensagens constantemente pode causar LER nos polegares. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Se seus polegares ficam dormentes, isso pode ser um sinal da síndrome do túnel do carpo, ou pode ser apenas um desconforto temporário que vai desaparecer com o tempo. A melhor maneira de aliviar essa dormência é identificar o que a está causando e em seguida mudar seus hábitos e prestar mais atenção ao que você faz com seus polegares.

Outras pessoas estão lendo

Celulares

Se você digita mensagens frequentemente, verifique se a causa principal que faz com que seus polegares fiquem dormentes é o seu habito de digitar no celular. Digitar frequentemente pode causar um problema chamado de LER (Lesão por esforço repetitivo) nos polegares. Isso acontece quando os dedos são utilizados constantemente para apertar as teclas do seu telefone celular. Uma solução para este problema é comprar um telefone com tela sensível a toque, pois esse tipo de tela encoraja o usuário a utilizar mais as pontas dos dedos.

Laptop

Se você utiliza um laptop, mude a maneira de usá-lo para aliviar seus polegares. Muitas vezes você terá problemas de dormência no polegar com o qual usa o mouse pad que está embutido no laptop ao invés de usar um mouse separado. Ao utilizar o laptop, você clica frequentemente no mouse pad com o polegar direito ou esquerdo, o que pode levar à dormência.

Para resolver esta situação, compre um mouse USB ergonômico que seja compatível com o seu laptop. Ele tem um formato no qual o polegar pode descansar confortavelmente enquanto você navega e executa ações em seu laptop. Utilize o mouse junto com um mouse pad de espuma de goma (consulte a seção "Recursos" para obter um exemplo). Como sua mão se move em círculos, o seu polegar e a base de sua mão estarão descansando na espuma de goma, diminuindo a dor de utilizar o mouse regularmente.

Boliche e carpintaria

Algumas pessoas se queixam que o boliche e a utilização de ferramentas contribuem para a dormência do polegar. Nesses casos, a bola ou a própria ferramenta podem ser o problema. Por exemplo, a borda do buraco do polegar de uma bola de boliche pode precisar ser chanfrada para que a borda afiada não esfregue contra o polegar toda vez que você segura ou arremessa a bola.

Carpinteiros podem ter esse problema de polegar dormente porque têm que agarrar e segurar ferramentas, como serras, chaves de fenda e chaves de boca, por longos períodos de tempo e as estas não são ergonomicamente projetadas. Se você é um carpinteiro ou trabalha na construção civil, compre ferramentas ergonômicas com empunhaduras confortáveis para aliviar a dor e dormência nas mãos (consulte a seção "Recursos" para um exemplo).

Exercícios de alívio

Mova o polegar fazendo um círculo e flexione-o de cima para baixo (como se estivesse apertando um joystick) algumas vezes para ajudar a aliviar a tensão. Você também pode colocar a sua mão para cima, palmas das mãos viradas na direção oposta e puxe o polegar para baixo e para trás com a outra mão. Se o polegar permanece dormente por longos períodos de tempo (como dias) sem alívio, pode ser que haja um dano leve no nervo. Nesse caso, consulte um médico para verificar se há problemas de túnel do carpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível