Saúde

Exercícios para fratura de cotovelo

Escrito por kristi stephens | Traduzido por tiago tostes
Exercícios para fratura de cotovelo

Funções normais do cotovelo são necessárias para a maioria das atividades diárias

anconeus muscle image by patrimonio designs from Fotolia.com

O cotovelo é uma articulação formada pelo úmero, rádio e ulna. A fratura de qualquer um desses ossos ao nível da articulação pode diminuir a amplitude de movimento e de força. Depois de um período de imobilização, o médico irá liberá-lo para um programa de exercícios para auxiliar a recuperação da função. Este artigo não pretende ser um conselho médico, mas apenas um informativo.

Amplitude de movimento

Os movimentos do cotovelo incluem dobrar, estender e rodar o antebraço com a palma da mão para cima e para baixo. Esses movimentos também são conhecidos como flexão, extensão, supinação e pronação, respectivamente. Comece com o braço apoiado na borda de uma mesa. Estenda o cotovelo o tanto que puder. Auxilie empurrando levemente com a mão oposta. Ainda nesta posição, puxe a mão de volta para o ombro. Segure o pulso e empurre levemente para aumentar a flexão. Com o cotovelo a 90° e a mão para fora da borda da mesa, tente virar a palma da mão em direção ao teto e depois em direção ao chão. Neste exercício, você também pode ajudar com a outra mão.

Alongamento

Alongar a musculatura ao redor da articulação vai ajudar na recuperação da flexibilidade normal. Coloque seu cotovelo na borda de uma mesa, com a palma da mão virada para o teto. Segurando sua mão com a mão oposta, comece a estender o cotovelo e ao mesmo tempo esticando os dedos em direção ao chão. Isso irá alongar os bíceps e os flexores do punho. Vire a palma da mão em direção ao chão e repita o exercício para esticar os extensores do punho. Para alongar o tríceps, levante o braço sobre a cabeça. Dobre o cotovelo, mantenha o seu braço estabilizado e o cotovelo apontando para o teto. Toque as costas, estendendo a mão em direção ao ombro oposto.

Fortalecimento

Você pode começar os exercícios de fortalecimento quando já tiver amplitude de movimento normal da articulação e seu médico ou fisioterapeuta aprovam. Fortaleça o antebraço com exercícios de agarramento apertando uma massa terapêutica ou torcendo uma toalhinha úmida. Sente-se a uma mesa com seu cotovelo dobrado e com o antebraço pendente sobre a borda, mova seu punho por cada movimento de flexão, extensão e rotação. Comece com pouco peso, como uma latinha ou haltere de um quilo e aumente conforme tolerado. Para o fortalecimento do bíceps, comece com seu braço esticado, então dobre o cotovelo o quanto puder. Inicialmente, use pouco peso e aumente conforme necessário. Para fortalecer o tríceps, comece com braço sobre a cabeça e com o cotovelo dobrado, então estique a mão em direção ao teto. Use a mão oposta para segurar o antebraço em uma posição estável.

Funcional

Atividades comuns, como caminhar com o movimento oscilante dos braços e voltar aos esportes assim que liberado pelo médico, irão melhorar a motilidade e a força.

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