O ponto de entrada para um EFI em um MacBook Pro

Escrito por micah mcdunnigan | Traduzido por kaolan morais pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O ponto de entrada para um EFI em um MacBook Pro
Os EFIs coordenam as peças do seu MacBook Pro (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Quando o computador é iniciado, o sistema operacional é o segundo sistema a carregar. O primeiro é o firmware, o software que executa diretamente o seu hardware e traduz os sinais a partir do sistema operacional. Os MacBook Pro usam a Interface de Firmware Extensível (EFI) da Intel, uma plataforma de padrões abertos para seus firmware. No entanto, a Apple restringe os pontos de entrada dos seus EFI para apenas alguns comandos quando o computador é iniciado.

Outras pessoas estão lendo

Teclas de inicialização

Você possui acesso ao EFI do seu MacBook Pro através de uma pequena janela toda vez que inicia o computador. EFI é a tela cinza e sem nenhum ícone exibida logo após o MacBook Pro ser ligado e é equivalente à tela preta com um logotipo do fabricante do BIOS dos PCs. Essa tela cinza significa que o EFI ainda não carregou o sistema operacional e que você ainda pode pressionar botões para informar ao EFI que deve iniciar a partir de um disco da unidade óptica ou para abrir um menu com os diferentes sistemas operacionais do disco rígido.

Protegendo o acesso ao EFI

Por padrão, pode-se acessar o EFI para emitir comandos: qualquer pessoa com acesso físico ao MacBook Pro pode inserir comandos imediatamente após iniciar o computador. Pode-se restringir esse acesso, definindo uma senha no EFI que os usuários devem colocar antes que o EFI execute qualquer comando. Para configurar essa senha, inicie o MacBook Pro a partir do disco de instalação do sistema incluso no notebook. Reinicie o computador, após colocar o disco na unidade óptica, e pressione a tecla "C". Depois que o menu do disco carregar, selecione "Password Utility Firmware" (senha para o utilitário do firmware), no menu "Utilities" (utilitários).

Interface do EFI

O EFI do MacBook Pro é capaz de muito mais do que apenas selecionar o meio a partir do qual você quer iniciar o computador. Ao entrar na interface do EFI, e através de uma linha de comando, você poderá executar uma variedade de tarefas de manutenção do sistema em uma emergência e configurações avançadas. No entanto, a Apple desativa o acesso à opção para iniciar a interface EFI em todos os seus computadores. Apresentando essas configurações de fábrica, a entrada no EFI do MacBook Pro é limitada a um número de comandos de teclado na inicialização.

Utilitários de terceiros

A Apple desativa o mecanismo padrão para a entrada na interface do EFI em seus computadores, mas não a própria interface EFI. Se deseja iniciar o EFI, baixe um software de terceiros que faz com que a EFI apareça durante a inicialização do computador. Isso inclui a opção para iniciar a interface EFI. No entanto, a instalação desse tipo de software pode ser perigosa. Se o EFI do seu MacBook Pro se tornar corrompida, o computador pode falhar durante a inicialização. Danos aos softwares que participam da inicialização do computador vai exigir um técnico para a reparação e a adulteração do EFI original do Mac Book Pro pode anular a garantia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível