on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer o ponto zigue-zague

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O ponto zigue-zague é um padrão único que cria um desenho ondulado dentro das carreiras do tecido. Ele também possui interessantes pregas verticais que dão mais charme ao desenho sem dominar a peça como um todo.

Instruções

  1. Monte uma malha com sua lã de cor A. Você precisará fazer múltiplos de quatro pontos mais um. Isso significa que o número de pontos da malha deve ser divisível por quatro e ter um ponto extra, pois o padrão é repetido a cada quatro pontos e o que sobra é o seu arremate.

    Loading...
  2. Faça todos os pontos da primeira carreira em tricô com a lã de cor A.

  3. Mude para a lã de cor B. Você a usará pelas próximas quatro carreiras. Para trocar os fios, simplesmente deixe a lã de cor A pendurada, insira a agulha como você faria normalmente e dê uma volta com a lã de cor B sobre ela. Lembre-se de deixar um pouco da lã de cor B, pois você irá esconder todas as pontas no fim do projeto.

  4. Faça a seguinte sequência: tricote o primeiro ponto e então comece a repetição. Deixe os próximos três pontos sem fazer, enrole o fio por trás deles e tricote um ponto. Continue repetindo esse padrão de saltar três pontos, enrolar o fio e tricotar um até atingir o final da carreira. A primeira carreira também é o lado direito do seu tecido. Se você está familiarizado com tricô, as instruções para este passo são: k1 sl3, wyib, k1 repita entre ** até o final da carreira.

  5. Faça a segunda carreira no seguinte padrão: pule o primeiro ponto em tricô e então comece o padrão de saltar o próximo ponto, enrolar o fio na frente e tricotar três pontos. Repita essa sequência até chegar ao final da carreira, que será o avesso do tecido. Se você está familiarizado com tricô, as instruções para este passo são: p1, sl1, wyif, p3 repita entre ** até o final da carreira.

  6. Tricote todos os pontos da carreira três.

  7. Inverta todos os pontos da carreira quatro.

  8. Você precisará trocar a cor da lã após completar as carreiras de um a quatro. Trabalhe-as com a lã de cor A e continue repetindo essas carreiras, trocando de fio, até que o projeto fique do tamanho desejado. Arremate.

Loading...

Dicas

  • Você pode fazer esse padrão com apenas duas cores ou dez. Apenas continue a intercalar as cores a cada quatro carreiras para que o desenho em zigue-zague se forme no tecido.
  • Certifique-se de fazer uma amostra cuidadosa do padrão. Por conta dos pontos escorregadios e da maneira como a lã é enrolada, o tecido irá se virar para dentro e ficar menor e mais denso do que um stockinette normal.

O que você precisa

  • Lã de cor A
  • Lã de cor B
  • Agulhas de tricô
Loading ...
Loading ...