Como posicionar frações em uma reta numerada

Escrito por dana tuffelmire | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posicionar frações em uma reta numerada
Uma compreensão visual das frações pode ajudar a posicioná-las em uma reta numerada (isolated circles graph made from fraction circles image by davidcrehner from Fotolia.com)

Você deve ter uma boa compreensão de frações como números para poder posicioná-los corretamente em uma reta numerada. Comece entendendo as representações visuais das frações, depois posicione frações simples na reta. Finalmente, você precisa entender que 1/4 significa uma parte de quatro, 1/3 é uma parte de três e assim por diante. Depois de entender esses fundamentos, você pode prosseguir para ordenar frações mais complexas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Ordenando frações com o mesmo denominador

  1. 1

    Determine como as frações dadas se relacionam aos números inteiros na reta numerada observando o denominador da fração, o número de baixo. Se o denominador é cinco, então o número um da reta é o 5/5, porque um inteiro são cinco partes de cinco. Se o denominador é 3, então um é 3/3, pois um inteiro são três partes de três.

  2. 2

    Multiplique o denominador por 2 para encontrar a fração que equivale ao número 2 na reta numerada. Por exemplo, se o denominador é 5, então 10/5 é a fração que equivale ao número 2 na reta, pois duas parcelas de cinco equivalem a dez.

  3. 3

    Multiplique o denominador por três para encontrar a fração que equivale ao número três na reta. Por exemplo, se o denominador é 3, então 9/3 é a fração equivalente ao três da reta, porque três parcelas de três equivalem a nove.

  4. 4

    Continue multiplicando o denominador por cada número inteiro da reta para posicionar as frações na ordem correta. Se o denominador é 6, a ordem ficaria assim: 6/6, 12/6, 18/6, 24/6, 30/6 e assim por diante.

    Ordenando frações com denominadores diferentes

  1. 1

    Encontre o mínimo múltiplo comum para converter as frações dadas em frações com o mesmo denominador. Para encontrar o mínimo múltiplo comum, compare o denominadores e encontre o menor número que pode ser dividido por cada um deles resultando em um número inteiro. Por exemplo, dados 3/4, 1/3 e 5/8, 24 seria o mínimo múltiplo comum, pois 24 pode ser dividido por 4, 3 e 8.

  2. 2

    Converta as frações dadas em frações equivalentes com o mesmo denominador pegando o mínimo múltiplo comum, dividindo ele pelo denominador de cada fração e, então, multiplicando pelo numerador de cada fração. Por exemplo, para converter o 3/4, comece dividindo 24 por 4 para obter 6. Depois multiplique 6 por 3 -- o numerador -- para chegar a 18. A fração equivalente é 18/24.

  3. 3

    Ordene as frações da menor para a maior na reta colocando-as em ordem crescente de numerador. Por exemplo, 8/24, 15/24 e então 18/24.

  4. 4

    Escreve as frações na reta usando a fração dada, não a equivalente. Por exemplo, 1/3, 5/8 e 3/4.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível