Como posicionar pacientes em raio-X

Escrito por wirnani garner | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posicionar pacientes em raio-X
O raio-X é um exame diagnóstico comum que utiliza radiação, uma forma de energia que pode atravessar o corpo humano (Creative Commons License, by: EddieBirk, copyright: December 2006, Creative Commons License, by: thundho, copyright: May 2008, Creative Commons License, by: robhengxr, copyright: May 2007)

O raio-X é um exame diagnóstico comum que utiliza uma forma de energia chamada de radiação raio-X, que pode atravessar o corpo humano. Quando o paciente está posicionado na máquina, a corrente elétrica atravessa o tubo do raio-X, produzindo radiação ionizada em forma de um fio de luz. Conforme o fio atravessa o corpo do paciente, produz imagens em um filme que serve como guia para encontrar um problema existente. Radiologistas ou cirurgiões veem e leem as imagens em um quadro iluminado ou podem vê-las diretamente na tela do computador.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Máquina de raio-X
  • Mesa para exame
  • Roupa hospitalar
  • Bário

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare seu paciente para um raio-X ósseo. Diga a ele para tirar joias, vestir uma roupa hospitalar e colocar um avental de chumbo sobre a pélvis, para protegê-lo da radiação. Quando estiver pronto, faça com que ele deite sobre a mesa de barriga para cima. Travesseiros podem ser usados para ajudar o paciente a manter a posição. Depois, coloque a placa de gravação digital embaixo da mesa na área do corpo que será radiografada. Vá até a sala de ativação e, enquanto estiver lá, instrua o paciente a ficar imóvel e segurar a respiração por alguns segundos enquanto a imagem é capturada. Após a primeira imagem ser capturada, poderá colocar o paciente em outra posição e fazer o mesmo procedimento. Quando estiver pronto, peça ao paciente para esperar alguns minutos enquanto confirma se a imagem tem a qualidade alta necessária que é suficiente para que o radiologista veja e leia.

  2. 2

    Instrua seu paciente a remover joias, óculos ou objetos de metal para o raio-X do peito. Se for uma paciente feminina, ela precisará remover o sutiã, se tiver partes de metal, pois podem prejudicar a imagem. Quando o paciente estiver pronto, coloque-o em pé na frente da placa de gravação de imagem da maquina. Peça para colocar as mãos nos quadris e pressione o peito e os ombros para encostarem na placa. Depois, vá para a sala de ativação e, de lá, instrua seu paciente a manter-se imóvel e segurar a respiração por alguns segundos, enquanto a imagem é capturada. Depois de capturar a primeira imagem, você poderá reposicionar o paciente, pedindo que levante os braços, com o lado do tronco posicionado em frente à placa de imagem e repetir o procedimento. Quando estiver pronto, peça que o paciente espere enquanto confirma a qualidade da imagem.

    Como posicionar pacientes em raio-X
    Instrua seu paciente a remover joias, óculos ou objetos de metal para o raio-X do peito
  3. 3

    Certifique-se de que o estômago do paciente esteja vazio, antes de tirar um raio-X do trato gastrointestinal superior. É aconselhável que o paciente esteja em jejum antes de fazer este tipo de raio-X, para garantir uma boa qualidade da imagem. Depois que o paciente colocar a roupa hospitalar e estiver tudo pronto, coloque-o cuidadosamente sobre a mesa de exame ao lado da máquina radiográfica. Em seguida, instrua o paciente a beber um copo de bário líquido. Você, então, observará a passagem do líquido do esôfago para o trato digestivo através de uma fluoroscópio (um dispositivo que produz imagens radiográficas que podem ser visualizadas em um monitor). Você poderá posicionar a mesa de exame em ângulos diferentes ou talvez comprimir com segurança o abdômen do paciente para ajudar a distribuir uniformemente o bário. Uma vez que o trato gastrointestinal superior esteja adequadamente revestido com bário, instrua o paciente a ficar imóvel e prender a respiração por alguns segundos, enquanto a imagem de raio-X é capturada. Você também pode pedir ao paciente para engolir alguns cristais de bicarbonato de sódio, para criar gás no estômago e contraste duplo na imagem. Quando estiver tudo pronto, diga ao paciente para esperar alguns minutos, até que a imagem esteja confirmada, para que seja clara o suficiente para o radiologista ler.

  4. 4

    Peça ao paciente que não coma nada antes de tirar o raio-X do trato gastrointestinal inferior. Depois que remover todas as joias e tiver colocado a roupa do hospital, posicione-o na mesa de exames e tire alguns filmes de raio-X para se assegurar de que o intestino esteja totalmente vazio. Depois, insira um pequeno tubo no reto e encha o interior do cólon com contraste (uma mistura de bário e água). Também se pode inserir ar para distender o cólon e ajudar a produzir imagens de mais qualidade. Após a distribuição adequada do contraste, vá para a sala de ativação. De lá, peça que o paciente permaneça imóvel e segure a respiração por alguns segundos enquanto a imagem é capturada. Quando estiver pronto, peça ao paciente que espere enquanto confirma a qualidade da imagem, para que seja boa o suficiente para ser lida pelo radiologista.

    Como posicionar pacientes em raio-X
    Peça ao paciente que não coma nada antes de tirar o raio-X do trato gastrointestinal inferior
  5. 5

    Prepare o paciente para o raio-X da coluna. Primeiro, peça para ele retirar todas as joias e colocar uma roupa hospitalar. Em seguida, ajude o paciente a colocar-se sobre a mesa de raio-X em decúbito dorsal (de costas). Peça que fique imóvel e prenda a respiração por alguns segundos, enquanto a imagem é capturada. Você pode reposicionar o corpo e os braços do paciente em ângulos diferentes para mais imagens. Para tirar um raio-X claro do pescoço do paciente, peça a ele para abrir a boca enquanto as imagens da sua coluna cervical são capturadas. Quando estiver tudo pronto, diga ao paciente para esperar por um tempo até que as imagens de raio-X estejam confirmadas e sejam boas o suficiente para o radiologista ver e ler.

Dicas & Advertências

  • Mulheres grávidas não podem se submeter a nenhum tipo de exame de raio-X, pois a radiação causa danos ao feto. Nos casos em que o raio-X for necessário, medidas preventivas devem ser tomadas por profissionais da saúde para proteger o feto da radiação.
  • Quando você for instruído a fazer jejum para um raio-X do trato gastrointestinal, isso significa que não deve comer nem beber nada, incluindo água ou medicamentos, chicletes ou até mesmo cigarros após a meia-noite do dia do seu exame.
  • Pacientes devem prender a respiração por alguns segundos porque, ao inspirar e expirar durante o processo, a imagem produzida sai embaçada e sem nitidez.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível