Mais
×

Quais os deveres dos técnicos e tecnólogos em radiologia?

Atualizado em 08 fevereiro, 2018

O termo "técnico em RAD" pode referir-se ambos ao termo técnico radiológico ou tecnólogo radiológico. Aqueles que trabalham em qualquer uma dessas posições utilizam a tecnologia de imagem para auxiliar no diagnóstico de problemas médicos. Eles usam equipamentos de diagnóstico de imagem para ver as partes internas do corpo. Embora existam pequenas diferenças entre técnicos e tecnólogos em radiologia, eles partilham essencialmente os mesmos deveres, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.

A formação dos técnicos em radiologia os ensina a limitar tanto a si quanto ao paciente em exposição à radiação (x-ray image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

Preparação dos pacientes

Os técnicos em radiologia precisam ter excelentes habilidades de comunicação, pois eles são responsáveis ​​por explicar os procedimentos de diagnóstico de imagem aos pacientes. Eles também os preparam para raio-x ou outros exames de imagem. Isso inclui a remoção de jóias ou de quaisquer outros itens de um paciente que possam interferir no exame. Eles então cercam o paciente posicionado com dispositivos de proteção que limitarão a exposição à radiação do paciente.

Deveres no consultório

Os técnicos em radiologia geralmente tem deveres em consultórios ou escritórios, além de executar procedimentos de imagem. Os supervisores atribuem-lhes tarefas como preparar arquivos médicos ou de pacientes e a manutenção de equipamentos do departamento de radiologia. Os técnicos experientes podem assumir mais responsabilidades conforme a carreira progride. Eles podem ser promovidos a uma posição mais gerencial e estar envolvidos na supervisão das compras departamentais. Os técnicos com maiores níveis de escolaridade e experiência podem avançar para o papel de supervisionar novos técnicos ou tecnólogos.

Diferença entre técnicos e tecnólogos

Embora ambos os técnicos e tecnólogos em radiologia trabalham com tecnologia de diagnóstico de imagem, o Bureau of Labor Statistics relata que os tecnólogos normalmente têm deveres que exigem um maior nível de especialização. Enquanto os técnicos realizam principalmente processos de raios-x, os tecnólogos utilizam métodos de imagem adicionais. Duas delas - a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (MRI) - utilizam raios-x para criar imagens em 3D das partes internas do corpo. Algumas desses técnicos em radiologia recebem a certificação em especializações como a mamografia, que envolve o uso de raios-x para criar uma imagem de tecidos mamários internos. Os tecnólogos também preparam e administram soluções de fluidos aos doentes, permitindo que os médicos vejam outros tecidos moles internos do corpo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article