É possível fazer boot a partir da USB se o BIOS não for compatível?

Escrito por ken burnside Google | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível fazer boot a partir da USB se o BIOS não for compatível?
Existem utilitários que podem ser carregados para permitir que um computador possa ser inicializado a partir de uma fonte de mídia USB, mesmo que o BIOS do sistema não ofereça suporte para isso (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

A ordem de boot em um computador é estabelecida pelo BIOS, ou Sistema Básico de Entrada/Saída, que é armazenado na placa-mãe como um conjunto de instruções em uma memória Flash-ROM. Colocar uma instalação inicializável de um sistema operacional em um pendrive ou fazer a inicialização a partir de um dispositivo USB pode ser uma ferramenta útil de diagnóstico, quando o BIOS assim o permite. Um pendrive pode ser formatado através do mesmo software que seria utilizado para criar qualquer outro disco de boot. Desde o desenvolvimento da tecnologia USB 2.0 no começo dos anos 2000, o BIOS de um computador comum permite a inicialização a partir de dispositivos USB, embora nem todos o façam.

Outras pessoas estão lendo

Ordem de boot atual

A ordem de boot atual pode ser determinada através da inicialização da sua máquina e da observação da tela resultante. Será exibida uma instrução para pressionar um determinado botão para carregar o menu do BIOS. Quando chegar à tela de configuração do BIOS, procure por algo onde se leia "Ordem de boot" ou qualquer coisa parecida. Serão apresentadas opções que variam entre disco fixo (o seu disco rígido), CD-ROM ou dispositivo ATAPI e disquete. A opção "Dispositivo USB" pode ser encontrada bem abaixo do menu. Caso ela esteja lá, certifique-se de ser a primeira opção selecionada.

Extensor do menu de boot

Caso o dispositivo USB não seja uma das opções no seu menu do BIOS, a segunda melhor opção é um extensor de menu de boot, que é um programa carregado antes do sistema operacional e consiste em uma série de drivers USB e um menu de sistema. Esse programa é armazenado em um disquete ou CD-ROM e será necessário certificar-se de que o BIOS tentará a inicialização a partir dele antes de tentar fazer o boot a partir do disco rígido. Ao ser inicializado, o computador lerá o programa no disquete ou CD e fornecerá acesso às portas USB.

Utilizando o menu de boot

Após a ordem de boot ter sido alterada e a mídia com a inicialização tiver sido carregada, a reinicialização do computador apresentará uma opção — normalmente, a tecla F12 para carregar o "Menu de Boot". Ao pressionar F12, o programa será aberto e possibilitará escolher a mídia de inicialização entre todos os dispositivos USB (pendrives ou unidades ópticas).

Atualizar o BIOS

Se você é o proprietário do computador e planeja utilizá-lo por um bom tempo, a melhor solução a longo prazo é consultar o site do fabricante da placa-mãe e verificar se eles possuem uma atualização do BIOS disponível para o seu modelo de PC ou placa-mãe. O BIOS atualizado poderá permitir a inicialização a partir de um dispositivo USB.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível