Mais
×

É possível instalar uma lajota de cerâmica sobre outra lajota de cerâmica?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Normalmente, você vai querer instalar sua lajota de cerâmica sobre uma base forte e plana, como uma madeira compensada grossa ou (de preferência) blocos de cimento. No entanto, se já existir um piso de cerâmica instalado, ele complica as coisas. Instalar novos azulejos sobre os antigos não é o ideal, mas é muito mais fácil do que remover todo o piso antigo. Se o piso existente estiver em bom estado, ele pode fornecer uma base tão sólida quanto as placas de cimento, mas precisará de uma preparação adequada. Não tente colocar lajotas novas sobre outras antigas se não tiver certeza da integridade estrutural delas.

Instalar lajotas novas sobre outras antigas não é o melhor a se fazer (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Avaliação

O fato de você poder ou não colocar com segurança novas lajotas sobre outras antigas depende de alguns fatores. As lajotas já instaladas precisam ser sólidas, sem partes soltas ou quebradas ou com o rejunte danificado. As linhas de rejunte tem que estar muito próximas do nível da superfície da lajota, não podendo ser muito profundas. Alguns estilos de lajotas de cerâmica são abauladas ou curvas. Estes não serão uma boa base, pois elas precisam ser totalmente planas. Se elas forem muito polidas (muito brilhantes), você vai ter dificuldade de fazer com que o rejunte se fixe bem, então você deverá apenas fazer essa instalação sobre lajotas com acabamento sem brilho ou semi-brilhoso.

Preparação e instalação

As lajotas existentes precisam ser limpas e não possuir brilho ou esmalte. Passa por cima de todo o piso uma lixadeira de cinta e com uma lixa de gramatura 60 para deixá-la mais áspera. A seguir, esfregue a superfície com fosfato trissódico (TSP) e deixe-o secar completamente. Instale o novo piso normalmente, marcando duas linhas transversais no meio da sala como guias, mas as ajustando de alguns centímetros em qualquer direção que seja necessário para garantir que eles não se sobreponham as linhas de rejunte do piso antigo.

Instalação

O processo para a instalação das lajotas novas sobre as já existentes é semelhante ao processo normal, exceto pelo fato de que você vai usar um pouco mais de argamassa. Comece pela lajota do meio da sala, na intersecção das duas retas que você fez no chão. Espalhe uma camada de rejunte com uma espátula dentada espessa o suficiente para que você não enxergue a lajota embaixo. Uma base de rejunte mais grossa fará com que ela suba por entre as lajotas novas conforme você as instala, então passe a borda da espátula entre elas para limpá-las.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article