×
Loading ...

Eu posso ser processado por não pagar uma dívida de cartão de crédito?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os procedimentos de cobrança de dívidas das empresas de cartão de crédito e agências de cobrança incluem telefonemas, cartas de cobrança e, ocasionalmente, ações judiciais. Sua incapacidade de pagar o saldo do cartão de crédito pode levá-lo ao tribunal.

Empresas de cartão de crédito e agências de cobrança podem abrir processos por dívidas não pagas (credit card image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Cronograma

Embora o credor possa entrar com uma ação contra você por sua dívida de cartão de crédito, ele deve fazê-lo dentro do prazo especificado pelo seu estado. Cada estado tem um estatuto de limitações das quais os credores devem seguir ao abrir processos. Se o seu credor abre uma ação judicial de cobrança de dívidas de cartão de crédito contra você depois do prazo prescricional expirar, você pode ter o processo julgado como improcedente pelo tribunal.

Loading...

Características

Só porque o credor tem a capacidade de processá-lo não significa que ele vai. Os credores são mais propensos a processar os consumidores que têm emprego estável e bens, e cuja dívida de cartão de crédito seja superior a R$ 2.000. Se o credor processá-lo e você ir ao tribunal para contestar a ação judicial, o credor deve provar que você possui o débito.

Efeitos

Se uma empresa de cartão de crédito ou agência de cobrança processá-lo por sua dívida não paga, ela vai ganhar automaticamente o caso por padrão, a menos que você responda à intimação judicial e compareça em juízo com uma defesa. Quando um credor ganha uma ação judicial de cobrança de dívidas, a maioria dos estados concede-lhe o direito de reter parte do salário do devedor e seus saldos bancários.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...