Como praticar Mula Bandha no Yoga

Escrito por ehow contributor | Traduzido por leandro albernaz
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Como praticar Mula Bandha no Yoga
Praticar yoga o ajuda em vários aspectos físicos e mentais (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)

Em sânscrito, mula significa "raiz", e bandha "ligação". A prática da mula bandha baseia-se no levantamento dos músculos da raiz, ou dos músculos do diafragma pélvico. Esse exercício, chamado Kegels na comunidade médica, tem muitos benefícios. Pode ajudar a prevenir incontinência e fortalecer as paredes da vágina após o parto. Ele também ajuda a estabilizar a espinha e melhorar a postura.

O Mula bandha incide sobre os músculos que formam do diafragma pélvico, que vai do púbis ao cóccix. Estes músculos suportam a parte superior da vagina, o útero, a bexiga, o reto, e a próstata. Eles também cercam os esfíncteres da uretra, vagina e reto, o que pode ajudar a proteger contra a incontinência.

Muitos praticantes de yoga têm ouvido o termo mula bandha, mas poucos são os instrutores de yoga que fornecem instruções detalhadas sobre a técnica. Isso é porque o mula bandha pode ser difícil de descrever e, a princípio, desafiador (mas gratificante) para alcançar.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Uma almofada ou cobertor dobrado

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Instruções

  1. 1

    Sente-se no chão de forma confortável e com as pernas cruzadas. Se possível, coloque o calcanhar de um dos pés no períneo, bem entre o ânus e os genitais. Essa posição vai ajudá-lo a identificar os músculos que serão trabalhados.

  2. 2

    Para identificar melhor a área desses músculos, use a seguinte visualização: imagine que você está urinando e deve contrair os músculos do diafragma pélvico para parar o fluxo de urina.

  3. 3

    Force ativamente os músculos puxando-os para trás e para frente em direção à espinha. Se perceber que só seu ânus está contraindo, relaxe. O isolamento da esfíncter anal é uma prática distinta, chamada mudra Ashvini (madrugada de cavalo).

  4. 4

    Quando estiver na posição certa do mula bandha (o que pode levar um tempo), pratique levantando os músculos da parede pélvica e segurando a contração por cinco segundos. Então solte os músculos por cinco segundos.

  5. 5

    Você pode praticar mula bandha juntamente com a respiração do yoga, ou pranayama, contraindo lentamente os músculos da pelve enquanto inspira por cinco segundos, e então expirando devagar por cinco segundos soltando os músculos.

Dicas & Advertências

  • Sente-se em uma almofada ou cobertor dobrado com as pernas cruzadas na sua frente, fora do cobertor ou almofada. Essa posição vai deixar sua pelve num alinhamento neutro.
  • Encoste-se numa parede se precisar de apoio. É sempre útil praticar yoga com um instrutor certificado.

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