O que você precisa para fazer um fogão a lenha a partir de um barril de 55 galões?

Escrito por mike schoonveld | Traduzido por dyogo victor amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que você precisa para fazer um fogão a lenha a partir de um barril de 55 galões?
Esse velho barril pode ser seu novo forno (green barrel image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Os fogões a lenha são utensílios simples. Os barris de 55 galões, como aqueles usados para transporte de óleo e outros produtos, são muitas vezes utilizados como ponto de partida para econômicos fogões construídos em casa. É possível, a partir do zero, fabricar e juntar as peças necessárias para completar o fogão. Bastar ter um soldador, tochas de acetileno, ferramentas para trabalhar com metal e as habilidades e materiais necessários. No entanto, existem kits disponíveis que fornecem as peças necessárias para esse trabalho. Usar um kit de um fabricante de confiança simplifica a tarefa sem aumentar excessivamente o gasto.

Outras pessoas estão lendo

Componentes

Os fogões a lenha consistem em uma fornalha, uma porta para adicionar madeira e/ou regular o fornecimento de ar ao fogo, pernas para apoiar o forno e mantê-lo no chão, e um colar ao qual uma chaminé se conecta para desabafar a fumaça e gases de combustão. No caso que estamos abordando, temos um barril usado em bom estado, do tipo com extremidades permanentes e apenas um par de tampões para adicionar ou drenar o conteúdo. Os kits fornecem as peças adicionais, exceto para a chaminé.

Esses kits vêm com suportes e pernas para apoiar o barril na horizontal; uma porta com aberturas ajustáveis ​​para regular a quantidade de ar que entra no fogão; e o colar e a rosca para a qual a chaminé será anexada. Todas estas partes serão parafusadas no barril.

Construção

As instruções que vêm com os kits mostrarão o lugar exato e as dimensões do buraco da porta e da saída de escape que precisam ser cortadas no barril. Para cortar o metal e anexar as peças, você vai precisar de uma furadeira e brocas, uma serra sabre ou um jogo de montagem com lâminas de serra, uma fita métrica e lápis de cera, ferramentas manuais simples, luvas de trabalho e equipamentos de proteção ocular.

O metal a partir do qual tambores de 55 galões são feitos é fácil de perfurar e cortar. Use um marcador para delinear os buracos a serem cortados. Faça um furo inicial grande o suficiente para caber um sabre de lâmina de serra e corte ao longo da marca com a serra sabre. As lâminas da serra (corte de metal) se desgastam rapidamente e são propensas a quebrar. Sendo assim, podem ser usadas mais duas ou três serras antes de terminar.

Uma vez que as aberturas são cortadas, posicione os suportes de perna, portas e roscas, marque os furos para os parafusos e fure esses buracos. Prenda as peças com os parafusos que vêm com o kit, conecte o fogão com a chaminé e o fogão está pronto para uso.

Outras considerações

Na primeira vez que você acender o fogo no fogão, a pintura do barril vai esfumaçar, criar bolhas, chamuscar e pode queimar ou descascar. Mantenha portas e janelas abertas e espalhe uma lona no chão ao redor do fogão para fazer a limpeza mais facilmente.

Alinhe a parte inferior do fogão com tijolos refratários, isso prolongará a vida do fogão consideravelmente e manterá o calor por um período depois que o fogo acabar.

As aberturas de ventilação na porta permitem que você ajuste a quantidade de ar que chega à câmara de combustão e, portanto, fazem a madeira queimar mais rapidamente. No entanto, um amortecedor entre o fogão e chaminé permitirá que você ajuste o escape para regular a quantidade de calor que sai da chaminé.

Existem coberturas horizontais para fogão que podem se conectar aos fogões feitos de barril. Elas permitem que fogões de barril possam ser usados na cozinha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível