O que você precisa para saber a velocidade de seu barco

Escrito por david charles | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que você precisa para saber a velocidade de seu barco
Marinheiros nem sempre tiveram GPS ou velocímetros para saber suas velocidades (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Embora os marinheiros modernos utilizem sistemas de posicionamento globais avançados para calcular sua velocidade, você pode fazer esse cálculo sem máquinas avançadas da mesma forma que os marinheiros fazem há séculos.

Outras pessoas estão lendo

Milhas náuticas

As milhas náuticas são a unidade de medida de distância no mar. As milhas náuticas equivalem a 1,151 milha ou 1,852 km. Esse valor advém do desenho dos mapas do mundo. Por conta de seu formato quase circular, os marinheiros estabelecem a circunferência a 360 º, cada um dos quais foi dividido em 60 minutos (que, por sua vez, são subdivididos em 60 segundos). Os marinheiros consideravam útil medir distâncias em minutos nesse arco. Assim, a distância de um minuto do arco ao redor do mundo (no equador) se tornou a milha náutica.

O que você precisa para saber a velocidade de seu barco
Nos mapas, a circunferência do mundo é dividida em 360 º (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nós: velocidade medida por milhas náuticas

Para medir sua velocidade em milhas náuticas por hora, os marinheiros desenvolveram um método para calcular a distância que percorriam dado um período de tempo que lhes permitia saber a velocidade com uma margem de erro de menos de 2%.

Ao puxar uma corda amarrada a um bloco de madeira chamado "barquinha" atrás de suas embarcações, os marinheiros mediam o número de nós na corda, que eram amarrados em espaços iguais e estavam a distâncias proporcionais às milhas náuticas. A unidade de velocidade passou a ser chamada 1 nó graças ao método da corda com nós usado para medir a velocidade.

O que você precisa para saber a velocidade de seu barco
O nome da unidade de medida de velocidade náutica vem dos nós que os marinheiros utilizavam para medir a velocidade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os "nós" e parafusos da medição da velocidade de seu barco

Para medir a velocidade de seu barco usando o mesmo método dos marinheiros de antigamente, pegue um pedaço de corda longa e amarre-a a um bloco de madeira no formato de um quarto de círculo, conectada em três pontos: o vértice e as pontas da parte curva. O meio da seção curva deve ter um peso fixado ao meio da curva. Amarre nós na corda a cada 14,40 m (o padrão atual, embora muitos marinheiros antigos usassem comprimentos que variavam de 10 a 15 m) a partir da madeira. Para medir sua velocidade, jogue a barquinha na água e comece a marcar o tempo.

O lado com o peso da madeira vai fazer com que ela fique em pé, aumentando a resistência da água de forma que ela seja arrastada e puxe a corda do barco enquanto permanece relativamente estável no lugar. Certifique-se de que a corda corra livremente para dentro da água. Conte quantos nós chegam passam para a água por 30 segundos e esse número representará uma estimativa crua e sua velocidade em nós. Se tomar exatamente 30 segundos para chegar a um nó que esteja a 14,40 m, isso significa que você está se movendo a 1 nó.

O que você precisa para saber a velocidade de seu barco
Um nó equivale a 14,40 m (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Conversões de velocidade comuns

1 nó = 1,150779 mph 1,85166 km/h 1,687810 pés/segundo

O que você precisa para saber a velocidade de seu barco
Medindo sua velocidade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Fontes de erro

Embora esse método seja bastante eficiente, alguns fatores podem complicar os cálculos. Condições físicas como correntes na água ou ondas que vão na mesma direção o barco complicam as medições. Além disso, o esticamento do material da corda e as imprecisões da cronometragem devem influenciar suas medições. O método mais simples para resolver esse problema é fazer a medição várias vezes e tirar uma média entre os resultados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível