O que são predadores, onívoros e herbivoros?

Escrito por lindsey salloway | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são predadores, onívoros e herbivoros?
A águia-de-cabeça-branca é um exemplo de predador e carnívoro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O ciclo da vida consiste em todos os tipos de plantas e animais. As plantas são os produtores, já que são capazes de produzir seu próprio alimento absorvendo energia do sol. Os animais são os consumidores, cuja alimentação provém do consumo dos produtores ou de outros consumidores. Dentro dos consumidores, existem os herbívoros, os carnívoros e os onívoros, e eles podem ocupar a categoria primária, secundária, terciária ou quaternária de consumo. Observando os carnívoros e onívoros, é possível classificá-los como predadores ou detritívoros. A manutenção do ciclo da vida depende intrinsecamente da coexistência de todas essas classes.

Outras pessoas estão lendo

Predadores e detritívoros

Os predadores são animais que caçam e matam outros animais para se alimentar. Tanto os carnívoros como os onívoros podem ser predadores. A outra classificação que os carnívoros e onívoros podem ocupar é a de detritívoros, na qual a alimentação baseia-se no consumo de animais que já estão mortos. Os predadores incluem os leões, tubarões e águias. Eles também podem fazer o papel de presa, dependendo da posição à qual pertencem na cadeia alimentar. Uma cobra, por exemplo, é um predador porque se alimenta de ratos, mas também é uma presa, pois pode ser caçada por um falcão ou uma águia.

Onívoros

Os onívoros são animais que se alimentam tanto de plantas como de outros animais. Eles são categorizados como consumidores secundários, porque se alimentam dos produtores e dos consumidores primários; além disso, eles são presa para consumidores secundários, terciários e quaternários. Os onívoros podem ser tanto detritívoros como predadores e, às vezes, se alimentam também dos ovos de outros animais. Exemplos de onívoros incluem os guaxinins, os ursos e os humanos.

Herbívoros

Os herbívoros são animais que se alimentam apenas de plantas. Como resultado, eles tendem a comer durante o dia inteiro, para que seja possível manter sua energia. Eles possuem sistemas digestivos especiais que permitem uma digestão facilitada de qualquer matéria vegetal, incluindo grama. Os herbívoros são consumidores primários, já que consomem os produtores; assim, eles servem de presa para os onívoros e os carnívoros. Exemplos de herbívoros incluem os alces, os cervos, as vacas e os coelhos.

Carnívoros

Os carnívoros consomem apenas outros animais. Eles tendem a se alimentar de herbívoros, mas podem comer também os onívoros e outros carnívoros, podendo ser tanto predadores como detritívoros. Exemplos de carnívoros predatórios incluem os lobos e os linces. Um exemplo de carnívoro detritívoro é o urubu. Os carnívoros desempenham um papel necessário para um ecossistema, já que ajudam a manter a população de herbívoros e carnívoros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível