Mais
×

Como preparar uma festa

Ao longo da vida, temos diversos motivos para comemorar, como aniversários, promoções no emprego, casa nova, o nascimento de um filho e muitas outras datas importantes. Não são em todos os momentos que podemos organizar uma festa, pois em muitas situações não temos o orçamento necessário, porém, para aqueles momentos importantes, sempre vale se esforçar e preparar uma comemoração super especial. O planejamento é muito importante para uma boa comemoração. Veja a seguir como organizar uma festa.

Instruções

Festas ao ar livre são mais indicadas para o verão. Se estiver muito frio, é mais recomendável um ambiente fechado (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

    Instruções

  1. Estabeleça o que será comemorado. É um casamento, aniversário, open house ou apenas um churrasco para os amigos? É importante saber qual a comemoração, para ter uma noção do planejamento. Se for um casamento, a organização é bem mais complexa e precisa. Reserve um tempo para se organizar, como, em média, um ano. Se for um open house, é possível planejar tudo em uma semana.

  2. Escolha uma data. Normalmente as festas são feitas sábado à noite, porém nada impede você de marcar seu churrasco para um domingo à tarde ou o seu aniversário no meio da semana, em um bar. A festa é sua, então quem escolhe a data é você. Vale ressaltar que é necessário um tempo prévio para avisar a todos os convidados. Se for algo mais simples, pode ser avisado com uma ou duas semanas de antecedência, mas, caso seja um casamento, o padrão é enviar os convites no mínimo um mês antes.

  3. Separe o quanto você pretende gastar. Uma festa é um momento de alegria, porém não vale a pena organizar um evento gigantesco se for para se afundar em dívidas após a data. Por isso é importante saber o valor disponível para organizar a festa. Isso determinará quantas pessoas serão convidadas, onde será feita a festa, o que será servido etc. Saiba que é comum gastar um pouco a mais do que o planejado, por isso esteja preparado e reserve 20% a mais para os gastos inesperados.

  4. Faça a lista de convidados. Não se esqueça de chamar as pessoas mais próximas ou, do contrário, criará uma situação bem constrangedora. Dependendo do evento, é importante convidar toda a família, mas, para algo mais informal, como a celebração de uma promoção no trabalho, vale convidar apenas os amigos mais chegados e também aqueles que contribuíram para que isso acontecesse.

  5. Reserve o local. Será em um buffet, no sítio, em casa, no salão de festas ou em um restaurante? Lembre-se de que alguns lugares são muito concorridos e por isso é preciso reservar com bastante antecedência. O espaço comporta todos os convidados? Algumas coisas, como infraestrutura, tamanho e o percurso, são importantes para se analisar.

  6. Escolha o que será servido. Você quer uma comemoração com entrada, champagne e tudo do mais fino gosto? Ou é um churrasco com cerveja? É importante definir o cardápio baseado no orçamento que você tem e no número de convidados. Não se esqueça de escolher um bolo e, se houver docinhos, de prepará-los previamente ou então encomendá-los.

  7. Defina a música. Festa boa precisa de música, mesmo que seja aquela ambiente. Uma comemoração silenciosa não é algo comum e muito menos interessante. Por isso defina se haverá banda, DJ ou uma playlist feita por você mesmo. Lembre-se de escolher músicas que agradem a todos e não apenas a você. Nada pior do que ter muitas pessoas pedindo para trocar de música no meio da festa.

  8. Divirta-se. Muitas pessoas organizam uma festa em casa e passam a maior parte do tempo arrumando as coisas, servindo ou lavando a louça. Você com certeza se esforçou muito para organizar essa festa, por isso é primordial que aproveite-a ao máximo. Se for necessário, contrate alguém para recolher os pratos, os talheres e os copos durante a festa. Sem dúvida é um bom investimento e você não irá se arrepender!

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article