Mais
×

Como prevenir pedras e cristais na bexiga canina

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma dia, você encontra seu cão, treinado para urinar em locais específicos, urinando no carpete. Você o repreende e o leva para fora e nota que ele se agacha mais do que o normal e sua urina contém sangue. Alarmado, você o leva ao veterinário. Uma infecção e cristais na bexiga são diagnosticados. Quatro semanas depois de dois ciclos de antibióticos, a infecção na bexiga e os cristais ainda estão presentes. O veterinário faz um ultrassom e encontra pedras na bexiga. Medicação, uma dieta especial e cirurgia removem as pedras e os cristais. Agora, você quer encontrar maneiras de prevenir que isso ocorra novamente. Uma combinação de nutrição e cuidados pode prevenir a formação de cristais e pedras na bexiga.

Instruções

Cuidados específicos podem assegurar que as pedras na bexiga não voltem (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Peça ao veterinário para receitar um plano de dieta para prevenir cristais e pedras na bexiga. Existem inúmeros tipos de pedras na bexiga e cada um requer uma dieta preventiva diferente. Se seu cão já teve pedras na bexiga, o veterinário dará uma dieta preventiva baseada no tipo específico de pedra que ele teve. Muitas prescrições dessas dietas envolvem ingerir níveis baixos de proteína e evitar certos minerais.

  2. Coloque seu cão em um tratamento com antibióticos a longo prazo se recomendado pelo veterinário. Se as pedras e os cristais da bexiga forem causados por infecção, um tratamento com antibióticos pode prevenir a recorrência.

  3. Forneça bastante água fresca ao seu cão. Ele precisa beber água suficiente para manter sua urina com um pH saudável. Uma urina muito alcalina leva à formação de pedras e cristais. Mantenha a tigela de água do seu cão sempre cheia e acessível.

  4. Teste a água para saber se há uma concentração alta de minerais que agravam a formação de pedras. Se uma concentração alta for confirmada, dê ao seu cão água engarrafada para beber em vez de água de torneira.

  5. Misture comida enlatada na ração do cão para adicionar mais água à dieta dele.

  6. Ande com o cão para que ele possa urinar frequentemente a fim de prevenir o acúmulo de bactérias na bexiga. Nunca deixe o cão mais de oito horas sem uma oportunidade para urinar.

  7. Faça exames de urina no seu cão periodicamente para verificar infecções. Se a infecção na bexiga causar cristais e pedras, você deve pedir ao veterinário para verificar se haverá recorrência dessa infecção. Você quer que a infecção seja diagnosticada precocemente para evitar a formação de cristais. Já que eles formam as pedras, eliminá-los também previne o problema.

  8. Dê ao seu cão suplementos vitamínicos se seu veterinário permitir. As vitaminas B e C podem ajudar a dissolver as pedras e evitar que cristais se formem. Pergunte ao veterinário se seu cão pode se beneficiar de suplementos vitamínicos para prevenir os cristais e pedras na bexiga.

  9. Use suco de arando para manter a bexiga saudável. Misture um copo de suco de arando na comida do cão ou ofereça o suco para o cão beber em pequenas doses. Esse suco ajuda a acidificar a urina do animal contra as bactérias e doenças que podem auxiliar na formação de cristais e pedras. Obtenha a aprovação do veterinário para adicionar o suco de arando à dieta do cão, especialmente se o animal estiver em um plano de dieta prescrito.

  10. Adicione óleo de salmão à dieta do cão. Coloque uma colher de sopa de óleo de salmão na comida do cão uma vez por semana para ajudá-lo a lutar contra a inflamação e fortalecer o sistema imunológico dele. Verifique com o veterinário para ter certeza que o óleo de salmão não entrará em conflito com a alimentação ou medicação do cão.

Dicas

  • Coloque as tigelas de água por toda a casa para ter certeza que seu cão tem várias oportunidades para se hidratar. Cães que bebem menos água tendem a ter cristais e pedras.
  • Tente andar com seu cão pelo menos a cada quatro horas, se possível. Pouca micção contribui para a formação de cristais e pedras na bexiga. Se você trabalha por oito horas, tente encontrar um vizinho disponível para caminhar com seu cão no meio do dia.
  • Considere uma dieta feita em casa se o animal sofre com repetidos episódios de pedras e cristais na bexiga. Peça ao veterinário recomendações de como prover uma nutrição caseira que seja compatível com as necessidades especiais do cão.

O que você precisa

  • Plano de dieta recomendado pelo veterinário
  • Tratamento com antibiótico (em alguns casos)
  • Água
  • Suplementos de vitaminas B e C
  • Suco de arando
  • Óleo de salmão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article