Os principais sites de compras coletivas do Brasil

Escrito por lucila runnacles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os principais sites de compras coletivas do Brasil
Os sites de compras coletivas oferecem descontos muito atraentes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Em 2010, quando os sites de compras coletivas começaram a desembarcar no Brasil, causaram furor no mercado nacional. Em pouco tempo, muitas empresas pegaram carona nessa febre e centenas de sites com esse modelo de negócio começaram a pipocar. De acordo com a E-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, somente em 2012 essas páginas movimentaram ao redor de R$1,65 bilhão no Brasil. Confira aqui quais são os principais sites de compra coletiva. Segundo o Alexa.com, que mede o tráfego na internet, os melhores posicionados no ranking são Groupon (www.groupon.com.br), Peixe Urbano (www.peixeurbano.com.br), Click On (www.clickon.com.br), entre outros. Veja outras lojas dessa lista e como funcionam as páginas de venda de cupons de desconto.

Outras pessoas estão lendo

Febre de desconto

Quando esta modalidade de e-commerce chegou ao Brasil, o sucesso foi tão grande que impulsionou a criação de mais de mil páginas de compras coletivas. Depois da empolgação inicial, o número baixou bastante e acredita-se que tenha caído pela metade. Muitos acabaram fechando e outros foram absorvidos pelas grandes empresas do setor. Além daqueles que já foram citados acima, os outros sites que lideram os acessos são Groupalia (www.groupalia.com.br), Radar de Descontos (www.radardedescontos.com.br), Oferta Única (www.ofertaunica.com), QPechincha (www.qpechincha.com.br), Hotel Urbano (www.hotelurbano.com.br), Clube do Desconto (www.clubedodesconto.com.br), Vitrine Coletiva (www.vitrinecoletiva.com.br), entre outros.

Os principais sites de compras coletivas do Brasil
Todos os sites de cupons de desconto aceitam cartões de crédito ou outras formas de pagamento (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Como funciona

A maioria dos sites de compras coletivas pede um pré-cadastro para que usuário receba diariamente suas ofertas por e-mail. Ao entrar nessas páginas é possível escolher a cidade de interesse e verificar as promoções do dia, que podem ser serviços, hotéis e viagens, entre outros. Clicando na oferta, é possível ver quantas pessoas já compraram determinado produto. Às vezes é preciso reunir um número mínimo de interessados para que a promoção seja ativada. Antes de comprar, é importante ler bem os detalhes e regras de serviço, além de ficar de olho no prazo para usar o cupom.

Os principais sites de compras coletivas do Brasil
Não deixe de verificar o que está incluido ou não nas ofertas antes de fazer a compra (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Vantagens

Além de bons descontos, a outra vantagem para quem compra nesse tipo de site é a praticidade de poder escolher diversas opções de lazer, experiências, viagens e muito mais, sem ter que sair de casa. Outro ponto positivo são as ofertas locais, oferecidas de acordo com o cadastro que foi feito anteriormente pelo usuário. Do lado do vendedor, não é necessário fazer nenhum investimento inicial. As empresas só precisam anunciar o produto e esperar pelas novas vendas, de compradores que podem virar clientes fiéis no futuro. O ganho das empresas não está no lucro das vendas, mas sim em uma possível fidelização de público.

Os principais sites de compras coletivas do Brasil
Uma das vantagens desses sites é poder comprar sem sair de casa (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Reclamações

Se por um lado os sites de compras coletivas são muito procurados, eles também estão entre os serviços que recebem mais reclamações. Somente nos primeiros 10 meses de 2012, a Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj),recebeu 200 reclamações contra essas empresas, todas relacionadas com o descumprimento da oferta. O site www.reclameaqui.com.br faz um ranking com os campeões de queixas dos consumidores. Na lista divulgada em março deste ano, os sites Groupon, Peixe Urbano e Pank ficaram entre os três com maior número de reclamações.

Os principais sites de compras coletivas do Brasil
O Procon exige que os sites de compras coletivas informem o número mínimo de compradores de cada oferta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível