on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Problemas causados pela tecnologia moderna

Apesar dos benefícios que a tecnologia proporciona, há preocupações substanciais. O sedentarismo, a poluição e a proliferação de armas nucleares representam riscos à saúde e à segurança. Até mesmo os profissionais passaram a acreditar que a tecnologia resolve tudo. Na causa orgânica, os biotecnólogos levantam questões sobre "qual a importância do ser humano" em um mundo de possibilidades que as culturas pré-modernas não vivenciaram.

A biotecnologia pode redefinir o significado de ser um humano

Sedentarismo

Os problemas de saúde como a diabetes, que pode ser causada pelo sedentarismo, estão aumentando. Até mesmo a população da zona rural da Índia está enfrentando novos problemas de saúde devido à “modernidade”.

Loading...
A vida moderna (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Perigo ambiental

A diminuição da camada de ozônio e a mudança climática causada pelo homem são dois dos vários exemplos do que o impacto tecnológico pode causar na natureza, prejudicando dessa forma a população mundial.

Proliferação de armas

A proliferação tecnológica pode facilitar o acesso a armas perigosas à população mais pobre. Nações subdesenvolvidas, como o Irã, possuem recursos para, eventualmente, desenvolver ou comprar armas nucleares e biológicas devastadoras.

Excesso de confiança

O excesso de confiança na tecnologia abrange vários aspetos. Concluir que o uso de tecnologia em sala de aula proporciona uma educação melhor é uma suposição frequente e questionável.

Dilemas éticos exclusivos

A criação humana, que antes era concedida somente a Deus, agora é possível graças à clonagem. No entanto, os "bebês de proveta" podem transformar a pessoa em uma mercadoria. Não há nenhum guia historiográfico sobre o assunto, pois essa possibilidade era quase impossível para gerações anteriores.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...