Problemas de filtragem em piscinas

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de filtragem em piscinas
Filtros de piscina deixam a água pura e limpa (Swimming-belt in swimming-pool. image by Saskia Massink from Fotolia.com)

Um filtro de piscina é projetado para filtrar com eficiência quaisquer partículas indesejadas, deixando a água pura e limpa antes que ela passe por qualquer sistema de purificação e seja jogada de volta na piscina. Existem diversos tipos de filtros de piscina, incluindo aqueles que usam pequenas partículas de areia para limpar a água e aqueles que usam microfiltros pelos quais a água passa para reter partículas maiores.

Outras pessoas estão lendo

Operação do filtro

A maior parte dos filtros de piscina deve ser operada pelo menos por diversas horas todos os dias para filtrar as partículas da piscina com eficiência. Caso partículas permaneçam na água e o filtro não pareça estar fazendo um trabalho muito bom, pode ser que o seu timer não esteja configurado para um período de filtragem suficientemente longo. Filtros também requerem manutenção ocasional, como escovação ou aspiração. Alguns deles, como os filtros de areia, precisam ser lavados para remover os detritos acumulados.

Problemas de pressão

A pressão do filtro pode estar alta ou baixa demais. Se a pressão estiver muito alta, não haverá sucção suficiente para movimentar a água através do sistema. Isto muitas vezes acontece quando o filtro fica entupido devido ao uso excessivo, e pode ser resolvido limpando ou substituindo o filtro. A pressão baixa pode ocasionar o mesmo problema, mas é mais provavelmente causada por vazamentos de ar ou componentes entupidos na bomba.

Problemas de motor

O filtro funciona circulando a água através de seu sistema, o que é feito com uma bomba que é, por sua vez, operada por um motor. Este motor pode às vezes desenvolver problemas e parar de trabalhar de maneira eficiente. Se a bomba se recusar a ligar, um disjuntor pode estar desarmado ou a bomba pode estar em modo "desligado" contra falhas. O motor pode ligar mas não funcionar se seu eixo estiver travado ou se o propulsor estiver bloqueado por detritos que vazaram para dentro do sistema do motor.

Presença de materiais de filtro

Se pó ou areia do filtro estiver voltando e se misturando à água na própria piscina, isto pode indicar um problema com o filtro. A limpeza ocasional deve ser esperada, mas um problema constante provavelmente significa que parte do filtro quebrou. O tubo vertical ou lateral deve ser verificado – estes tubos mantêm a areia no lugar e evitam que ela seja lavada para fora.

Vazamentos

Vazamentos no sistema de filtragem são causados por problemas de vedação em torno das válvulas do filtro. Pequenos vazamentos não causam muitos danos, mas também podem causar problemas maiores se não forem verificados. Os tampões de drenagem e os anéis em torno da vedação da válvula devem ser verificados na origem do vazamento. Eles devem ser limpos e, se necessários, selados novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível