Procedimentos de evacuação em casos de suspeita de bombas

Escrito por april fidler | Traduzido por rodrigo leite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos de evacuação em casos de suspeita de bombas
Cuidado com os pacotes suspeitos (carrying packages image by Alexander Ivanov from Fotolia.com)

Desde os atentados do World Trade Center (2.819 mortes) e de Oklahoma City (168 mortes), o mundo tornou-se cada vez mais consciente de que os terroristas -- nacionais ou estrangeiros -- não têm escrúpulos em matar civis inocentes. É por isso que é importante saber quais são os procedimentos de evacuação em caso de suspeita de bomba para o prédio em que você mora ou trabalha.

Outras pessoas estão lendo

Mantenha a calma

Se você receber uma chamada ou uma carta sobre uma bomba em seu prédio ou um pacote suspeito for entregue, a primeira coisa de que precisa se lembrar é de manter a calma. Se estiver no telefone com o autor, tente obter o máximo de informações puder para que possa ajudar a polícia mais tarde. Pegue um papel e caneta para anotar tudo o que o suspeito disser e quaisquer ruídos de fundo que você ouvir, sugere o Plano de Ação de Emergência de Fairfax, em Virgínia, nos EUA. Se a ameaça for recebida por e-mail, não lide com o pacote mais do que o necessário, porque a embalagem pode conter pistas vitais ou impressões digitais do criminoso. Se um pacote suspeito for recebido, remova todos da sala de forma rápida e sem pânico.

Ligue para o 190

Assim que você desligar o telefone, disque 190 para alertar o pessoal de emergência sobre a situação. Se possível, faça a chamada de um telefone com linha subterrânea, pois os telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos podem desencadear uma explosão, recomenda a Universidade de Connecticut do Sul.

Equipe de emergência

A equipe de emergência do seu edifício se moverá rapidamente para as suas posições em todo o edifício e começará a procurar suas áreas designadas por quaisquer pacotes suspeitos. Toda a comunicação entre eles deve ser através de telefones com linhas subterrâneas.

Evacue

Ao mesmo tempo, os assistentes da equipe de emergência começarão a alertar os ocupantes do edifício (de uma forma calma) que eles precisam evacuar o edifício. De acordo com Plano de Ação de Emergências de Fairfax, uma rota de saída segura deverá ter sido criada, porque a equipe de emergências terá primeiramente verificado a área em busca de bombas. Pegue seu casaco, chaves e qualquer coisa de que precisará. Se tiver tempo, abra janelas e portas para dissipar a força de quaisquer explosões que possam ocorrer, sugere a Universidade de Connecticut do Sul. Ao sair, verifique rapidamente sua área para ver se há algo suspeito ou fora do comum, sugere o Plano de Ação de Emergência de Fairfax.

Do lado de fora

Obedeça às equipes de emergência. Eles recomendarão uma distância segura do prédio. Não vá para o estacionamento ou garagem ou entre em seu carro, porque os veículos próximos podem conter bombas, sugere o Plano de Ação de Emergências de Fairfax.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível