Procedimentos e funções no servidor "DB2"

Escrito por j.t. barett | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos e funções no servidor "DB2"
O banco de dados DB2 inclue conveniências para programação, como, por exemplo, procedimentos armazenados (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O servidor de banco de dados chamado "DB2", um software da IBM, utiliza o padrão da indústria para linguagem estrutura usada na manutenção e administração de dados. Dentre outras características, o SQL suporta funções e procedimentos armazenados, que é um conjunto de declarações SQL frequentemente usado para guardar informações no banco de dados com rapidez e conveniência. Há uma função similar a isso, mas ela retorna um valor quando executada.

SQL

O SQL é uma linguagem de programação desenvolvida especificamente para administrar banco de dados. Ela consiste em um conjunto de declarações que adiciona e altera dados, cria estruturas de banco de dados e produz relatórios. O programa do servidor DB2 recebe essas declarações, as avalia e executa. Todas as declarações SQL passam pelo servidor e isso reforça a segurança do banco de dados. As declarações podem vir de programas de aplicativos ou utilitários de banco de dados. Os programadores usam os utilitários para tarefas de manutenção; programas de aplicativos enviam declarações SQL pré-programadas para o servidor atualizar os dados e gerar relatórios de rotina.

Procedimentos armazenados

O servidor DB2 verifica todas as declarações SQL antes de executá-las. Se uma declaração possui erros de ortografia ou falhas nos testes de segurança, ele rejeita essa declaração e não tenta executá-la. Um programador que utiliza SQL diariamente normalmente possui um catálogo de declarações particulares e comandos utilizados frequentemente. Ao invés de submeter as mesmas declarações SQL, pode-se optar por criar procedimentos armazenados delas. Esse procedimento cria uma entrada no banco de dados contendo a declaração que se deseja usar. Na criação, o servidor avalia a declaração e a salva em uma forma pré-aprovada. Em diante, se o programador quiser executar essa tarefa, ele simplesmente usa o nome do procedimento armazenado. Diferente do SQL usado normalmente, o servidor não reavalia o procedimento armazenado, simplesmente o executa imediatamente, poupando tempo. Quanto mais um sistema utiliza uma declaração SQL, mais faz sentido para ele criar um procedimento armazenado para isso.

Funções embutidas

O SQL para DB2 inclui funções embutidas para fazer cálculos matemáticos, manipular linhas de caracteres e executar uma variedade de outras tarefas. As funções têm a forma geral de um nome seguido de um ou mais parâmetros. Por exemplo, para listar uma série de números de um banco de dados junto com seus valores absolutos, use a seguinte declaração SQL:

SELECT data_value, ABS(data_value) FROM data_table;

A declaração "SELECT" mostra o número no campo "data_value", então executa função de valor absoluto ABS() no campo e mostra aquele número do lado do primeiro.

Funções definidas pelo usuário

Ao executar determinados grupos de cálculos ou funções de manipulação de linhas frequentemente, cria-se uma função definida pelo usuário, ou UDF (abreviação da sigla em inglês). Como no procedimento armazenado, a UDF cria uma entrada pré-aprovada no banco de dados contendo as declarações que utilizada, poupando digitação e tempo do computador. Por exemplo, uma companhia de engenharia pode frequentemente usar a fórmula para cálculo da área de uma esfera. Um administrador de banco de dados cria uma função definida pelo usuário com as seguintes declarações SQL:

CREATE FUNCTION SPHERE(RADIUS SINGLE) LANGUAGE SQL CONTAINS SQL NO EXTERNAL ACTION DETERMINISTIC RETURNS SINGLE RETURN (4 * 3.14159 * RADIUS ** 2)

Para usar a função esfera, um programador utiliza o SQL deste exemplo:

SELECT radius_measurement, SPHERE(radius_measurement) FROM measurements_table;

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível