Que produto você deve usar para face ressecada?

Escrito por contributing writer | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que produto você deve usar para face ressecada?
Hidratar os lábios frequentemente previne o ressecamento e surgimento de rachaduras (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O ressecamento da face e dos lábios pode ser causados por inúmeros fatores, mas trata-se sempre de um problema de desidratação da pele. A umidade é a chave para curar a pele e lábios rachados. A forma ideal para tratar o problema, no entanto, é a prevenção. A consciência da possibilidade de ressecamento em certas condições, podem ajudá-lo a tomar medidas preventivas para que sua pele fique confortável.

Outras pessoas estão lendo

Causas do ressecamento

Rachaduras na pele do rosto podem ser causadas por inúmeros fatores ambientais. Vento, temperaturas extremas, muito sol, ou secura no ar pode desidratar a pele, fazendo com que descame e descasque. A pele frágil em seu rosto também pode ser desidratada por produtos de limpeza, o que pode agravar o ressecamento. Se você é propenso a rachaduras no rosto, evite produtos para a pele com agentes anti-oleosidade em si, como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. A pele seca é menos resistente a tensões do que a pele saudável, hidratada. Como a pele resseca e racha, torna-se mais vulnerável a rachaduras ou queimaduras. O inverno é particularmente duro no rosto, já que a combinação de ar seco e vento frio são as condições ideais para o aparecimento de rachaduras. Cubra tanto a pele quanto possível antes de se expor ao ar livre em dias frios.

Prevenção de rachaduras

O ressecamento pode ser frequentemente evitado antes mesmo que comece por ser sensível ao ambiente. Ter consciência das causas de rachaduras pode ajudá-lo a agir preventivamente. Por exemplo, usar protetor solar antes de expor seu rosto ao sol por qualquer quantidade de tempo, porque a rachadura resultante da queimadura solar muitas vezes tem tratamento demorado. Evite higienizantes faciais severos, e nunca esfregue uma face propensa a rachaduras -- a remoção de óleos naturais da superfície da pele provoca desgaste de seu próprio mecanismo anti-rachaduras. Se rachar é uma preocupação para você, invista em um hidratante diário e aplique-o fielmente. Pele que é consistentemente hidratada é muito menos provável que apresente rachaduras. Um umidificador no seu quarto pode ajudar contra o ressecamento do inverno.

Manteiga de cacau

Uma vez ocorrida a rachadura, é importante restituir a umidade da pele. A manteiga de cacau é uma gordura vegetal completamente natural, elogiada por sua boa absorção na pele. Por causa de seu aroma doce e propriedades hidratantes, é um ingrediente em muitos produtos hidratantes. Ela também pode ser adquirida na forma de bastão, sem quaisquer ingredientes adicionados, o que pode ser a forma mais benéfica para a pele ressecada. Basta esfregar a manteiga de cacau sobre a pele limpa e permitir a absorção, de preferência durante a noite. Isto é particularmente calmante para a pele após a exposição ao sol. Manteiga de cacau puramente não protege a pele contra queimaduras solares, contudo, use um protetor solar se você espera passar um tempo fora.

Vitamina E

A vitamina E pode ser comprada como um denso óleo viscoso, que é um hidratante eficaz e pode fazer uma enorme diferença na pele rachada. A aplicação recomendada para o óleo de vitamina E é antes de dormir: devido à sua densidade, pode levar a noite toda para ser absorvido, e vai fazer a pele parecer muito oleosa por várias horas. Pode ser aquecido para aumentar a absorção, e deve sempre ser aplicado em um rosto limpo e seco. Evite que atinja seu cabelo. Alguns usuários recomendam colocar uma toalha sobre o travesseiro, se você pretende usá-lo durante a noite, para evitar manchas. Apesar de todo o cuidado na aplicação, a vitamina E fornece à pele altos níveis de umidade e antioxidantes, e pode ser muito poderosa para curar uma face com rachaduras.

Bálsamo labial e vaselina

Os lábios são a parte do rosto mais suscetíveis a rachaduras. A espessura da pele dos lábios os torna muito vulneráveis​​, e rachaduras podem se propagar para os cantos da boca e para o queixo. Evite manter essas áreas molhadas, especialmente no inverno. No verão, evite a queimadura na boca de todas as formas, uma vez que é ao mesmo tempo doloroso e prejudicial para os lábios. O bálsamo labial é fundamental, como prevenção e solução para estes problemas. Procure por um protetor labial com filtro solar, e o mantenha acessível para a aplicação frequente. Beba muita água para se manter hidratado. Se rachaduras labiais e na área da boca ocorrerem, aplique vaselina sobre a área afetada antes de dormir e permita que a umidade penetre na pele durante a noite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível