×
Loading ...

Como projetar e construir um estábulo de compostagem de vacas leiteiras

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os estábulos de compostagem de vacas leiteiras são projetados com uma área anexa para o gado. Os pisos dessas áreas são cobertos com serragem ou rapas de madeira. Esses materiais de acolchoamento são remexidos duas vezes por dia para incorporar o estrume e a urina dos animais. O resultado final é um composto que pode ser espalhado em pastos ou terras agrícolas. O conceito de estábulos de compostagem de vacas de leite é relativamente novo, com o primeiro celeiro construído em 2001 por Portner Brothers, em Sleepy Eye, Minnesota. A construção desses locais definitivamente não é um projeto do tipo faça você mesmo, a não ser que você seja um construtor profissional. As plantas baixas de um estábulo de compostagem de vacas leiteiras devem ser elaboradas por um engenheiro qualificado para garantir que o fluxo de ar necessário e outros que critérios estejam incluídos no projeto.

Instruções

Construa um estábulo de compostagem para suas vacas leiteiras (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Projeto e construção do estábulo

  1. Determine a raça e o número de vacas que utilizarão o estábulo e, em seguida, construa com espaço suficiente para acomodá-las. A exigência de espaço por animal na área de compostagem (camas pack) varia de 22 m² para a raça Jersey a 48 m² para a raça Holstein.

    Loading...
  2. Use piso de concreto ou de argila compactada para a área do material da acolchoamento. É mais fácil recolher o composto de um piso de concreto. No entanto, pisos de argila compactada são menos caros e funcionam bem.

  3. Construa os muros para envolver o piso com a compostagem com blocos de concreto até a altura de 1,20 m. Muros mais altos podem bloquear o fluxo de ar através do celeiro e os mais baixos permitem que o composto extravase para a área de alimentação. Construa as paredes laterais do celeiro com uma altura total de 5,30 m e deixe uma área livre acima dos muros que envolvem o composto para ventilação. Construa as paredes com altura suficiente para facilitar a movimentação de equipamentos pelo edifício.

  4. Projete e construa uma pista de alimentação para o gado fora da área de compostagem. Para grandes estábulos, recomenda-se a alimentação do tipo "drive in". Coxos de ração podem ser construídos em um dos lados do prédio ou no centro. Posicione saídas, das áreas de compostagem para os coxos, nas extremidades do abastecimento de alimentação. Se os estábulos forem muito longos, providencie saídas adicionais.

  5. Para evitar a contaminação, coloque bebedouros na parede externa dos coxos. Para acomodar os bebedouros e o abastecedor de alimentos, faça os coxos com pelo menos 4,70 m de largura.

  6. Pendure ventiladores de porte adequado no teto para fornecer ventilação quando o vento não estiver movimentando o ar através do estábulo. A ventilação é importante para remover o calor da vaca, a umidade natural e o calor e a umidade do composto biologicamente ativo.

    Manuseio do esterco

  1. Deposite uma camada de 45 a 60 cm de acolchoamento (serragem ou raspas de madeira) na área antes das vacas serem trazidas para o estábulo. Mantenha o nível do acolchoamento, exceto junto às paredes, onde deve ser um pouco mais alto. Faça um declive gradual para o coxo de alimentação. Adicione material seco quando começar a grudar nas vacas.

  2. Remexa o acolchoamento duas vezes por dia, até uma profundidade de 25 a 30 cm, com um cultivador, escarificador ou outra peça de equipamento adequado.

  3. Remova completamente o composto e coloque material fresco uma ou duas vezes por ano.

  4. Raspe o esterco do coxo de alimentação duas vezes ao dia e coloque-o em uma estrutura de armazenamento ou mini poço.

Loading...

Dicas

  • Projete o estábulo para compostagem de gado leiteiro para que possa ser convertido em uma instalação de um estábulo convencional no caso de o sistema de compostagem não atender as expectativas.
  • Recrute um consultor experiente para supervisionar o processo de construção e projeto.

O que você precisa

  • Projetos de engenharia
  • Canteiro de obras bem drenado
  • Concreto
  • Aço estrutural
  • Painéis de telhado
  • Fonte de material para acolchoamento
  • Implemento para remexer o composto
Loading ...
Loading ...