Como decompor madeira para usar como cobertura de solo

Escrito por bob haring | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como decompor madeira para usar como cobertura de solo
A cobertura de madeira evita o surgimento de ervas daninhas e decompõe-se para enriquecer o solo (Mulch image by Stefan Richter from Fotolia.com)

A madeira é uma cobertura de solo ideal para a maioria das áreas. Ela se decompõe, adiciona nutrientes à terra e incentiva a disseminação de minhocas, que enriquecem o solo. Em geral, ela é atraente em quintais e jardins. Seu único inconveniente grave é que, em algumas regiões, ela tende a atrair cupins, que podem ser insetos destrutivos. A cobertura de madeira pode ser mais duradoura ou pode ser induzida a decompor-se rapidamente.

Instruções

  1. 1

    Escolha uma madeira para sua cobertura de solo. Isso é, em grande parte, uma questão de disponibilidade de materiais e preferência pessoal. Você pode usar casca de pinheiro ou de cedro, aparas de pinheiro ou de cedro, outros produtos comerciais de madeira, serragem ou simplesmente coletar pedaços de madeira de alguma empresa ou instituição que tritura troncos e galhos de árvores para fazer coberturas de solo. Os pedaços de casca de pinheiro e outras coberturas semelhantes e mais pesadas ​​decompõem-se lentamente. A serragem, as aparas e a madeira triturada decompõem-se mais rápido.

  2. 2

    Espalhe sua cobertura em canteiros, áreas de jardim ou em torno das árvores. Além de ajudar a reter a umidade e a evitar o surgimento de ervas daninhas, ela vai se decompor. Você pode fazer algo semelhante a uma pilha de compostagem para garantir uma decomposição mais rápida em um único local, podendo depois espalhar o material decomposto para enriquecer o solo. Os materiais de máquinas de serragem para "resíduos verdes" geralmente têm uma variedade de elementos -- alguns pedaços grandes misturados com galhos e folhas, cujo teor de nitrogênio criará calor e estimulará a decomposição.

  3. 3

    Regue e revolva a cobertura. A maioria das coberturas de madeira decompõe-se lentamente, embora um canteiro de pequenas lascas possa desaparecer ao longo de um inverno. Você pode estimular a decomposição misturando materiais finos e pesados, regando frequentemente e mexendo o material periodicamente com um forcado -- caso você tenha uma pilha grande -- ou com um ancinho em jardins e canteiros de flores. Você também acelerar o processo misturando um adubo de madeira ou de algum material orgânico similar já decomposto e adicionando um pouco de nitrogênio.

O que você precisa?

  • Forcado ou outra ferramenta similar
  • Ancinho

Lista completaMinimizar